Em época de frete alto, o Container NOR vira o Pop Star das operações. Todo mundo quer cotar frete com Container NOR porque vai ser mais barato. Mas é muito importante que estejamos atentos às particularidades que envolvem o NOR, para que ele não passe de bonzinho para vilão.
Os custos de demurrage e lavagem são maiores. Lembrando que há custo de lavagem em toda a devolução de Container NOR.
Algumas pessoas podem dizer: Ah, mas eu tenho um cliente que consegue isenção do armador! Ok, sabemos que existem algumas situações em que isso ocorre, mas, é sempre um trabalho extra, uma negociação adicional.
Na regra, todo o container NOR precisa sim de pagamento de lavagem para que então seja confirmada a devolução ao armador. Além disso, o custo de conserto, quando há essa necessidade é sempre um valor elevado.
Outro ponto relevante é que alguns tipos de carga, podem causar problemas no container NOR. Por exemplo, quando falamos de cargas muito pesadas, paletes ou caixas de madeira que eventualmente serão arrastadas, bobinas ou volumes muito pesados etc. Nestas situações, é completamente desaconselhável a utilização do NOR, porque isso pode gerar um problema aqui no destino.
Então, para ele não passar de queridinho para vilão, precisamos sempre avaliar os prós e os contras, fazer sim a cotação do frete, mas apresentar o cenário completo para o cliente, para ele tomar a melhor decisão.
Vamos para alguns exemplos reais que já enfrentamos por aqui:
- O armador cobrar pelo cabo de energia. O container vem desplugado e o cabo de energia foi furtado ou perdido, na devolução do container, isso foi cobrado do importador, sob a alegação de que o cabo foi furtado/perdido enquanto estava sob a posse do importador. Isso pode acontecer e é uma situação que gerará um custo adicional à operação.
- Operações com produtos sensíveis, que demandam ser acomodados em grandes caixas de madeira para sua segurança. Caixas estas que são bem pesadas, em torno de 80 a 90 kg cada uma. Oferecer o transporte em container NOR pode não ser a melhor alternativa, tendo em vista o risco de danificar o container pelo próprio peso das caixas ou o seu manuseio de forma pouco cuidadosa.
Em situações assim apresentamos o cenário completo ao cliente, de que o NOR pode apresentar o benefício de um frete menor, mas nem sempre será o menor custo para a operação como um todo, tendo em vista os riscos de estufagem, manuseio e desova de cargas pesadas.
Por isso, é muito importante estar atento ao que o mercado está oferecendo para possamos analisar o cenário por completo e saber se as opções farão sentido de fato para a operação específica de cada cliente.
E vocês já tiveram alguma situação com o container NOR que deu mais dor de cabeça do que economia? Conta aqui para gente!