Demurrage basicamente é o valor de indenização cobrado pelo armador ao exceder o prazo dado no fechamento de um “contrato” para devolução de um ou mais contêineres.
Ao contratar um frete Internacional FCL, ou seja, um ou mais contêineres para sua carga, o armador/agente de carga lhe fornecera um custo de acordo com a quantidade e a demanda, também fornecera alguns prazos como prazo de chegada de sua carga e o prazo para devolução do(s) contêineres contratados.
Este prazo para devolução do (s) contêineres se chama Free Time (Tempo Livre), que começa a contar a partir da descarga da mercadoria no porto de destino.
Caso seja excedido este prazo será cobrado pelo armador/agente de carga um valor por dia de atraso da devolução chamado de DEMURRAGE.
Os valores a serem cobrados variam de armador para armador, normalmente cada um já tem uma tabela predefinida caso gere esse custo, os valores também vêm destacados no Termo de Demurrage.
Para melhor entendimento, veja abaixo os dois exemplos:
1) PROCESSO SEM INCIDÊNCIA DE DEMURRAGE
Observe no exemplo abaixo que o container deveria ser devolvido até 25/01 pois haviam 25 dias de Free Time (tempo livre), ao devolver no dia 20/01 evitou que houvesse algum custo de Demurrage.
2) PROCESSO COM INCIDÊNCIA DE DEMURRAGE
Já neste 2º exemplo, o container foi devolvido com 5 dias de atraso, gerando o custo de Demurrage. Usamos um custo fictício de USD 200 cobrado pelo armador por dia de atraso, que na soma final ficou USD1000 (R$3.800,00 com taxa do dólar em R$ 3.80).
Tendo em vista que custos com demurrage são sempre altos, é sempre bom estar atento ao prazo de Free Time dado pelo armador/agente de carga no fechamento de um frete internacional, desta forma se evita custos não programados ao processo.
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