Pense em todo o tempo e custos que sua empresa efetiva na aquisição ou venda de uma máquina, carga projeto ou carga especial. Aquela expectativa na chegada até você ou o cliente que é gerada pelo processo, agora pense no resultado que ela pode estar/ser avariada devido ao transporte internacional?!
Além da expectativa no recebimento da carga, vem os questionamentos, mas como eu poderia ter mitigado esse risco?!
Vem comigo que te explico um pouco mais sobre isso!
Durante o processo de transporte internacional de cargas, existem várias maneiras de mitigar/assegurar a integridade da carga.
O seguro é uma delas, que resguarda o importador/exportador no caso de infortúnios durante todo o processo de transporte internacional e nacional da carga, veja mais aqui.
Outro procedimento muito relevante é a peação de carga, que consiste no processo de fixar a carga nos porões ou convés da embarcação, com a finalidade de evitar a avaria da carga/container devido o balanço do mar, servindo para garantir a proteção da carga durante o transporte marítimo.
A peação pode ser efetuada com cinta de amarração de carga; esticadores; tirfor; talhas manuais de alavanca; lingas de correntes com torqueadores, que são mais utilizados para cargas com grande pesou madeira no convés; fita de aço, mais utilizadas nos Estados Unidos e na Europa, e são tesadas como nas caixas e fardos; manilhas; grampos; dormentes de madeira; e até redes especiais.
Geralmente a peação é realizada em containers flat rack, mafi ou a bordo para embarque de cargas especiais e projetos, cargas paletizadas. E é altamente recomendada nos casos de porões muito altos, e convés sem ponto de apoio. A importância no bom acondicionamento da carga, no conhecimento do produto e como será ser transportado é essencial para que as expectativas nos processos sejam positivas e alcançadas. Se é esse seu objetivo e foco, nos contate para maiores informações!
Abaixo é possível visualizar fotos de um procedimento de peação de carga projeto que efetuamos no transporte de exportação de maquinário em container flat rack.
Obs: Alguns armadores exigem o certificado de amarração (LASHING CERTIFICATE), para poder autorizar o embarque principalmente quando a carga no seu trajeto de transporte sofrerá algum transbordo.