O Brasil participa de diversos acordos comerciais que visam facilitar o comércio exterior e promover o desenvolvimento econômico. Você sabe quais são os principais acordos comerciais do Brasil?
Vamos citar neste artigo os mais importantes:
1. Mercosul (ACE-18)
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Este acordo visa a integração econômica e a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros.
2. Brasil – Uruguai (ACE-02)
Este acordo de complementação econômica foi um dos primeiros entre Brasil e Uruguai, estabelecendo bases para o comércio bilateral, especialmente no setor automotivo.
3. Brasil – Argentina (ACE-14)
O ACE-14 foi um passo importante para a criação do Mercosul, promovendo a integração econômica entre Brasil e Argentina e facilitando o comércio de diversos produtos. Atualmente, esse acordo regulamenta, especificamente, o comércio de produtos automotivos entre Brasil e Argentina.
4. Brasil – México (ACE-53)
Este acordo abrange uma ampla gama de produtos, oferecendo preferências tarifárias e facilitando o comércio entre os dois países. Há negociações em andamento para expandir ainda mais este acordo.
5. Mercosul – União Europeia
Um dos acordos mais significativos em negociação, visa criar uma área de livre comércio entre os países do Mercosul e os membros da União Europeia, abrangendo uma vasta gama de setores econômicos.
6. Mercosul – EFTA
Este acordo com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), que inclui Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, busca facilitar o comércio e promover a cooperação econômica entre as partes.
7. Mercosul – Canadá
Outro acordo em negociação, que visa fortalecer as relações comerciais e econômicas entre os países do Mercosul e o Canadá.
Esses acordos são fundamentais para ampliar o acesso das exportações brasileiras a mercados internacionais, reduzir barreiras comerciais e aumentar a competitividade das empresas brasileiras.
Se sua empresa importa ou exporta para algum destes países que o Brasil tem acordo, você pode se beneficiar. Você sabia disso?
Quer saber como? Entre em contato conosco.