Você já pode ter ouvido a frase “Registrar DI” (Declaração de Importação) e ficou pensando em como isso ocorre. O que é o tal registro? É apenas informar um número para confirmar a chegada de uma carga? É automático? Enfim, você pode ou não ter se perguntado, mas, estamos aqui para te contar que há uma série de etapas que antecedem o registro e que são fundamentais para que a liberação aduaneira ocorra sem problemas.
Antes de uma carga embarcar uma etapa importantíssima, é a análise da NCM, que serve tanto para identificar a correta classificação do produto a ser importado, quanto, a verificação de questões como aplicação de benefícios ou necessidade de recolhimento de direitos Anti-Dumping, forma de recolhimento dos impostos. Além, da verificação da necessidade de Licença de Importação para amparar a operação.
A LI (Licença de Importação), se for necessária, poderá ser pré ou pós embarque, isto também deve ser considerado. A LI, se faz necessária nos casos de produtos que precisam de anuência por órgãos reguladores, como Anvisa, Inmetro, Mapa, etc.
Adicionalmente à análise inicial, a etapa documental, é de extrema importância, garantir que todas as informações estejam contempladas na Fatura Comercial, Packing List e Conhecimento de Transporte.
Outro ponto de atenção é a embalagem, se for de madeira, verificar quanto ao seu processamento ou tratamento.
Com a carga em trânsito, é necessário compilar todas as informações no sistema de maneira que o processo fique pronto para sua chegada. Com a chegada da carga, verificar se foram apontadas avarias e caso seja necessário acionar a seguradora para análise e liberação do processo. Com a carga presente no recinto e todas as informações conferidas no sistema, o registro da DI acontece e o processo segue o fluxo de liberação.
Então, o registro da DI está bem longe de ser um “simples apertar do botão”. Trata-se do resultado de um trabalho minucioso realizado antecipadamente e só ocorre após termos certeza de que todas as etapas estão corretas, evitando assim transtornos em seu processo de importação.