A Overweight Surcharge (em sua tradução sobretaxa de excesso de peso), é uma taxa imposta por transportadoras ou armadores quando o peso de uma carga ou remessa excede os limites de peso padrão definidos para o método de envio escolhido, seja ele rodoviário ou marítimo. Essa sobretaxa compensa a tensão adicional que cargas mais pesadas colocam nos recursos de transporte, incluindo combustível, desgaste do veículo e requisitos de manuseio.
Ela é aplicada para cobrir os custos operacionais mais altos associados ao transporte de cargas mais pesadas do que o normal. Cargas mais pesadas exigem mais energia para transporte e apresentam maiores riscos e desgaste para o equipamento de transporte, justificando a taxa adicional.
Esses limites de carga são frequentemente definidos com base na capacidade do veículo, limites legais de peso na estrada, padrões e normas de segurança e/ou leis locais ou gerais.
E, para evitar sobretaxas por excesso de peso, é recomendado planejamento e conhecimento destas definições e capacidade do veículo ou contêiner escolhido.
Estas taxas podem aumentar significativamente o custo total do envio, especialmente para importadores/exportadores que movimentam grandes volumes de mercadorias pesadas. Entender como essas taxas são calculadas e quais limites de peso se aplicam pode ajudar as empresas a fazerem orçamentos com mais precisão e evitar despesas inesperadas.