Blog

O PAPEL DO RH PARA OS PROFISSIONAIS DE DESPACHO ADUANEIRO

Comemoramos hoje o dia do profissional de Recursos Humanos e apesar de ser considerada uma profissão relativamente nova ela surgiu no início do século XX e à época atendia as demandas geradas a partir da Revolução Industrial. Por alguns anos foi a área responsável pelas questões mais burocráticas e era temida por muitos por ser a responsável pelas demissões.

Mais recentemente compreendeu-se a dimensão do seu papel dentro das organizações e esse profissional passou a atuar de forma estratégica. O mundo ganhou com isso!

Fortes evidências da importância de sua atuação foram percebidas nesses últimos dois anos em que os olhares se voltaram para as pessoas, para os seres humanos integrais que somos, sem a divisão de papeis entre pessoal, profissional, estudante, praticante de algo. Foram as pessoas que viveram os momentos turbulentos e rapidamente viram suas vidas serem transformadas sem um pedido de permissão.

Para nós, profissionais de Despacho Aduaneiro, caminhar contando com o apoio e orientações de alguém de RH é quase como a necessidade latente que se percebeu ao longo do período de pandemia. E se você, profissional da área, ainda não se deu conta disso, sugiro que repense, pois, nossos desafios exigem.

Somos a ponte entre muitos intervenientes em um processo de importação ou exportação, estamos sob forte pressão de prazos, normas, procedimentos e relacionamentos. Qualquer pequena distração, qualquer ação precipitada pode desencadear problemas com custos inimagináveis.

Respondemos por nós e respondemos por aqueles os quais representamos, nossos clientes. Nosso papel é burocrático, mas, é, também, consultivo, de relações, de trocas. Muitas ações saem de nossas mãos, mas, dependem de outros envolvidos para ser concluída com o êxito que esperamos e quanta ansiedade isso gera.

Vivemos altos e baixos diários. Nos frustramos quando algo impacta nosso resultado, vibramos quando nos sentimos parte de projetos e produtos entregues todos os dias, nos sentimos parte de um coletivo enorme, envolvendo estados e países e as vezes muito solitários com dores que somente nós conhecemos.

Diane de tudo isso é imprescindível trilhar nossa jornada ao lado de alguém que nos permita desenvolver nosso potencial, reconhecer nossos pontos fortes e utiliza-los em nosso favor, compreender nossos erros como aprendizado e tirar uma lição de tudo, alguém que com seu talento, com seu conhecimento nos guie para que nós também encontremos o nosso, e, que, acima de tudo, nos reconheça e nos ensine a reconhecer que sempre foi e sempre será sobre PESSOAS.

Profissionais de RH, parabéns pelo seu dia! Que o olhar HUMANO sejam sempre os seus guias na jornada. E, aos profissionais de Despacho Aduaneiro, encontrem um parceiro de RH que os apoiem a viver seus desafios com a realidade necessária, mas, com a leveza que os permita seguir em frente.