Blog

O DESPACHANTE ADUANEIRO É O MAIOR ALIADO DE SUAS OPERAÇÕES

Se vai entrar em uma batalha, busque bons aliados. Concordam que esse é um ótimo conselho independente do potencial destrutivo da luta?

Podemos dizer que importadores e exportadores estão em constante batalha para otimizar suas operações, manterem-se atualizados em meio à enorme quantidade de regras, normas e procedimentos, compreenderem as etapas do processo para um melhor planejamento, entre outros tantos desafios. Nesse sentido, o Despachante Aduaneiro, se enquadra como parceiro, o aliado estratégico que pode conduzir as empresas às pequenas e grandes vitórias diárias.

Muito além de registrar uma DI ou uma DU-E, quando falamos de importação ou de exportação, adicionamos ao processo de compra e venda internacional: ações e /ou conhecimento quanto ao transporte, seguro, classificação fiscal (NCM), tratamento administrativo, tributos, regimes especiais, método de valoração, barreiras tarifárias ou não tarifárias, relação com recintos alfandegados, e, mais uma lista de ações e procedimentos necessários para a correta condução das operações.

É o Despachante Aduaneiro que fornecerá as informações adequadas a cada caso e no prazo, de forma a orientar a decisão das empresas. Ele facilitará a compreensão sobre regras e normas tornando a informação clara e acessível, compartilhará além de leis, as melhores práticas para a condução dos processos, acompanhará todas as etapas e conduzirá a melhor forma de apresentar pleitos ou respostas aos demais intervenientes do processo se essa for uma necessidade em dado momento.

Por força de legislação, o Despachante é o profissional responsável pelas atividades relacionadas ao Despacho Aduaneiro de importação ou de exportação, no entanto, o que observamos na prática é que muito acima da obrigatoriedade legal, sua atuação insurge com papel fundamental de orientar o planejamento e o processo decisório das empresas quando o assunto é Comércio Internacional.

O último relatório disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil em 11/01/2021 dá conta de que há 11.093 inscritos no registro de despachantes aduaneiros no Brasil, sendo que desses, 176 possuem aprovação em exame de qualificação técnica. É um número baixo tendo em vista a relevância desse profissional para o Comércio Exterior brasileiro. A expectativa, porém, é de que com a retomada da aplicação dos exames, sem ocorrer desde 2018, retornando em 2022 com 43 aprovados, é que cada vez mais profissionais busquem a aprovação, tendo em vista que esse se tornou um passo obrigatório para a obtenção do registro de despachante.

Para os profissionais, é uma grande evolução, pois aumenta a qualidade em sua formação, exige preparação para a participação no exame e demonstra a maturidade, reconhecendo que essa é uma etapa importante em sua jornada.

Para as empresas, há um ganho enorme em contratar para as suas operações profissionais que buscam aliar teoria e prática, proporcionado um atendimento com bases bem estruturadas.

Lembrando das batalhas enfrentadas diariamente por empresários de todos os tamanhos, importante reforçar que um aliado capacitado e experiente será sempre um excelente apoio, e, pode lhe propiciar uma enorme vantagem competitiva.

A nós, todos os despachantes dedicados e corajosos, parabéns! Que saibamos cumprir com nossa missão profissional com ética, qualidade e sabedoria.