Blog

ESTUFAGEM DE CONTÊINERES PARA O TRANSPORTE MARÍTIMO

É um processo de carregamento de uma carga dentro de um container, ou seja, o momento em que determinada carga está sendo inserida no interior do equipamento.

Para que o processo de estufagem ocorra de forma correta, é necessário respeitar os limites de capacidade do equipamento utilizado. Para cada mercadoria, podendo ser alimento, máquina ou produtos diversos, existem padrões de qualidade a serem obedecidos.

 A mercadoria deve ser carregada na parte interna do container não sobrando espaços vazios e obtendo uma distribuição homogênea da carga, desta forma obterá equilíbrio do equipamento com a movimentação do navio e não haverá problemas com a carga em situações de mal tempo e turbulências.

O carregamento pode ocorrer de diversas formas, algumas, com auxilio técnico de mais de um indivíduo, por meio de empilhadeiras, manualmente ou até com equipamentos mais pesados como por exemplo caminhão munck*.

É muito importante que haja um planejamento antes de inserir a mercadoria no interior do container, como por exemplo, observar a quantidade de carga e a quantidade de contêineres necessários, levando sempre em consideração que não deve sobrar espaço. Se realmente não houver carga suficiente e acabar sobrando espaços entre as cargas, é necessário o preenchimento com cabos, cordas, estruturas de madeira, bolsas de ar, para que não ocorra movimentação da carga durante a movimentação do navio.

Caixas

Imagem: https://pt.slideshare.net/Intlforeigntrade/ift-estufagem-de-containers

Mercadoria paletizada

Tambores e Baldes

Cargas em container Flat Rack

*nome de um modelo de caminhão guindaste; veículo usado para transportar ou erguer cargas pesadas.