Hoje vamos compartilhar sobre a importância da compreensão do termo Deadline nas operações de exportação, um breve explicativo do que se trata esse termo, quais os prazos que devem ser respeitados e também o que é necessário para bem cumpri-lo.
O que é?
No modal marítimo é a expressão que indica o prazo limite para entrega documental (envio do HBL ao armador) e da carga para embarque (desembaraçada e liberada). Quando esses prazos não são cumpridos, perde-se o embarque e acarreta em custos adicionais para quem realizou a contratação do serviço.
Quanto tempo?
Esse tempo pode variar de acordo com cada armador e também com as saídas dos navios em épocas que possuem feriados, a sequência é sempre em cumprimento primeiro a parte documental, seguido da entrega da carga desembaraçada e liberada no porto de embarque.
Deadline Documental: Ocorre em média, entre 07 a 08 dias da data prevista para a saída do navio do porto de embarque.
Deadline de Carga: Ocorre em média, entre 03 a 04 dias da data prevista para a saída do navio do porto de embarque.
O que é necessário?
Para o deadline documental é necessário ter em mãos os seguintes documentos que serão a base para a confecção do HBL (Conhecimento Marítimo):
- Nota Fiscal e arquivo XML
- Fatura Comercial
- Packing List
- Registro da DUE
- Retirada do container agendada contendo a informação do número, lacre e tara do equipamento.
Para o deadline de carga se faz necessário:
- Container depositado no porto de embarque
- DUE (Declaração Única de Exportação) desembaraçada
- Realizar a liberação através do número da DUE, via sistema ou presencialmente no porto de embarque
Lembrando que para retirada do container no terminal do armador são necessárias 24 horas de antecedência, e também é preciso estar atento ao free time (período livre do container), que se refere a quantidade de dias livres desde a retirada do container no terminal e entrega do mesmo no porto para embarque, evitando-se assim custos com detention (cobrança de estadia do container).