Entre os diversos documentos do Comércio Internacional, um dos mais importantes é o Conhecimento de Embarque. Esse é o documento que confere a posse da mercadoria, onde são informados diversos dados importantes como:
- Shipper (Exportador/Remetente);
- Consignee (Importador ou empresa a ordem desse);
- Tipo de embalagem e quantidade de volumes;
- Local de embarque e destino;
- Valor do frete;
- Condição de pagamento do frete;
- Data do embarque;
- Existência de embalagem de madeira (informação sobre o tratamento fitossanitário/certificado);
É importante ressaltar que para cada modal existem informações específicas que são necessárias. Por exemplo, no modal marítimo é necessário destacar no BL a NCM dos itens, nome do navio e viagem.
Abaixo as nomenclaturas de conhecimentos de embarque:
Draft: nada mais é do que um rascunho do documento. Nesta versão é possível solicitar inclusões ou correções que o documento necessite.
BL (Bill of Lading): é o conhecimento de embarque marítimo. Este documento apresenta dados pertinente a carga comercializada e é emitido pelo armador ou agente de cargas.
Awb (Air Waybill): Conhecimento de embarque aéreo. Emitido pelo agente ou companhia aérea, traz informações sobre a carga transportada.
CRT: Conhecimento rodoviário de transportes, este documento é emitido pela transportadora. Traz informações da carga e do transporte realizado. Destaca-se no documento placa do veículo e reboque, valor da Invoice, composição dos valores de frete, destacando parcela Internacional e Nacional.
Por Andréa Fiori de Lima