Blog

COMO A BALANÇA COMERCIAL IMPACTA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS?

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia em junho de 2022, a Balança Comercial Brasileira registrou superávit de US$ 32.19 bilhões até meados de junho deste ano. O que significa que as exportações superaram as importações no primeiro semestre de 2022.

Entre os fatores que compreendem o PIB (Produto interno Bruto) de um pais, está o saldo da Balança Comercial, juntamente com os gastos do governo, consumo das famílias e investimentos. Desta forma, a economia é afetada conforme o volume desses fatores aumentam ou diminuem no período.

Esses impactos na economia são sentidos em todos os setores, e para nós prestadores de serviços de Comex, importadores, exportadores, alguns fatores são determinantes no planejamento estratégico, nos ajustes de rota e tomada de decisão da empresa.

No caso de superávit por exemplo é necessário analisar a sua proporção no todo, nem sempre trata-se de um fator positivo para todos os negócios, pois, em alguns casos é resultado de desvalorização cambial que favorece a exportação, mas aumenta os custos da importação.

Já no caso de déficit, poderá ocorrer intervenção do Estado com medidas protecionistas, uma política econômica que visa favorecer os produtos nacionais estabelecendo cotas para importação de determinados produtos ou aumento nos impostos de produtos importados por exemplo.

Desta forma, estar atento aos fatores que influenciam a economia e consequentemente o seu negócio, como é o caso da Balança comercial pode ser determinante para o futuro da sua empresa.