Blog

A GREVE DOS AUDITORES DA RECEITA IMPACTARÁ NA DUIMP? 

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal pode, sim, impactar o cronograma pré-estabelecido pelo Governo para a implementação total da Declaração Única de Importação (DUIMP).  

Sabemos que os auditores fiscais estão em greve nacional por tempo indeterminado, o que pode afetar diferentes setores os quais os servidores atuam, entre eles, o controle aduaneiro de cargas em portos, aeroportos e pontos de fronteira por todo o Brasil. 

O cronograma de implementação da DUIMP, que segue a metodologia ágil, prevê entregas rápidas e progressivas, mas também menciona que pode haver mudanças de planos e prazos devido à complexidade dos produtos entregues. A greve pode ser um fator que contribua para essas mudanças, pois, a depender da adesão da equipe de trabalho à frente desse processo, e, especialmente se a paralisação se prolongar, se tornará inviável prosseguir com a transição do processo de importação para o modelo DUIMP tendo em vista a quantidade de empresas que serão afetadas. 

Portanto, é provável que a greve dos auditores fiscais impacte negativamente o cronograma de implementação da DUIMP, causando possíveis atrasos nas entregas previstas. Por outro lado, não há nenhum comunicado oficial sobre qualquer mudança de calendário, dessa forma, seguimos o planejamento conforme o cronograma oficial disponibilizado. 

Sugerimos que os importadores mantenham suas ações para cumprirem os requisitos da implantação da Declaração Única de Importação (DUIMP) respeitando o cronograma atual. Agindo assim sua empresa estará preparada para o novo processo, minimizando possíveis atrasos posteriores, garantindo a conformidade do fluxo, descolando-se de intempéries de greves e demais causas externas ao processo.