ARTIGO

VOCÊ SABE O QUE É PEAK SEASON E PEAK SEASON SURCHARGE?

terça, 29 de dezembro de 2020 às 18:15

Foto: TWS Comex

Em sua tradução literal, Peak Season significa “Alta Temporada” e Peak Season Surcharge (PSS) “Sobretaxa de Alta Temporada”. Dentro do Comex, este termo assusta por se tratar da alta demanda na movimentação de cargas internacionais, ocasionando o aumento na taxa dos fretes e a falta de espaço em contêineres, navios ou aviões, pois pode ocorrer em todos os modais. É necessário um bom planejamento para que sua importação não tenha um sobre preço ou atrase por este motivo.

O período de Peak Season ocorre em alguns feriados e datas comemorativas de alguns países, impactando diretamente nas importações e exportações pelo mundo, pois o número de mão de obra diminui gerando mais demora no processo de saída do navio ou avião, o que provoca o aumento do valor do frete. As datas mais impactantes, dentro do Comércio Exterior, são os feriados nacionais na China por serem mais extensos que são em janeiro, com o Ano Novo Chinês, e em outubro, com a chamada Golden Week.

Este ano, por conta de pandemia, as demandas de fretes sofreram muitos altos e baixos para os importadores e exportadores. Em janeiro, o já conhecido Ano Novo Chinês, deu início a uma Peak Season. Logo depois, devido ao lockdown no início do Covid-19 na China, muitos navios e contêineres ficaram parados na Ásia e afetaram significativamente a economia mundial, bem como aviões em diversos aeroportos em todo mundo.

Como alguns países foram voltando suas atividades de forma não linear, a procura por fretes foi desordenada. As potências mundiais EUA e Canadá, iniciaram a procura de contêineres para o final de ano em setembro e acabaram por adquirir toda demanda disponível, ocasionando caos na recolocação destes no mercado.

Então hoje, as transportadoras estão cobrando esta sobretaxa de alta temporada (PSS) pois estão quase na capacidade total de sua oferta, devido à crescente demanda que levou à falta de espaço nas embarcações e aumento dos custos de fornecimento de equipamentos suficientes. É válido lembrar que as transportadoras podem implementar esta sobretaxa a qualquer momento e em qualquer nível.

Segundo algumas previsões, podemos ter a PSS até o primeiro trimestre ou semestre de 2021, dependendo da evolução das vacinas contra o covid-19, que ocorrerão também de forma não linear entre os países.

O fato é que a pandemia gerou o consumo desordenado entre as necessidades dos países, gerando esta confusão na logística internacional. O importante dentro do comex é sempre manter um bom planejamento de sua carga para evitar o máximo de sobre custo em suas importações, abrindo a mente para novas oportunidades e formatos durante o processo e uma assessoria na inteligência de seu negócio.

 

Por Janaina Rubia e Silva

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online