ARTIGO

VOCÊ SABE COMO TUDO COMEÇOU?

terça, 28 de janeiro de 2020 às 17:17

Foto: Portosmercados, Wikipedia, Escolaeducação, Pinterest

Segundo alguns indícios e relatos, tudo começou no oitavo milênio a.C, quando os chineses e os egípcios faziam rotas entre países para comercializar seus produtos. Porém, de fato, o Comércio Exterior deu-se início em 28 de janeiro de 1808, quando Dom João VI, declarou a abertura dos Portos às Nações Amigas. Desde então o Brasil iniciou seus primeiros negócios e acordos comerciais, tornando-se independente.

Entre os anos de 1821 e 1840 o Brasil assinou Tratado de Comércio com a Inglaterra, e também houve grande aumento de exportação do Café.

Por volta de 1870, o café e o algodão eram os principais produtos exportados pelo Brasil, rendendo em média 150 milhões de libras esterlinas na exportação e 132 milhões de libras na importação, fazendo o superávit comercial chegar a 18 milhões de libras. Logo em seguida entre os anos de 1871 e 1880, também se destacavam em 95 % exportações dos produtos; açúcar, couros, borracha, cacau, mate e fumo.

Com o início da Primeira Guerra Mundial no Século XX, o Brasil também enfrentava crise no setor cafeeiro, levando a queda nos preços das exportações do produto, limitando também a capacidade de importar.

Entre as décadas de 1971 e 1980, o Brasil conquistou novos mercados no Oriente Médio e na África. Os produtos manufaturados aumentaram em 47% as exportações. Em seguida entre os anos de 1990 a 2000, também foi assinado acordo entre Brasil e Argentina, dando início ao Mercosul (Mercado Comum do Sul) que estabelecia uma integração, inicialmente econômica, permitindo livre comércio e política comercial comum entre os países-membros. Nesta mesma época também foi instituída a Organização Mundial de Comércio (OMC), responsável por supervisionar e liberalizar o comércio internacional.

Para se importar/ exportar, era necessário preencher vários formulários, dar entrada com pedidos em órgãos, aguardar carimbos, um processo lento e burocrático. Com o passar dos anos, em 1993 foi desenvolvido o módulo Exportação do Siscomex e em 1997 foi lançado o de Importação, com o objetivo de facilitar as operações, e, é claro que com o avanço dos anos, o sistema vem sendo melhorado cada vez mais.

Atualmente, houve por parte do governo uma grande intenção de melhoria, fazendo que as operações de importação e exportação sejam ágeis, e proporcionem uma redução de custos. Desta forma foram implementados: Declaração Única de Exportação (DU-E), Declaração Única de Importação (DUIMP).

Hoje 28 de Janeiro de 2020, comemorando 212 anos de Comércio Exterior, podemos dizer que a área vem se destacando e ganhando cada vez mais modernidade e desenvolvimento. Com tantos avanços, fica uma grande dúvida, como será daqui para frente, talvez, mais progressos tecnológicos impactantes, novos acordos internacionais, mais automatização das operações, aumento do volume de importação e exportação e até expectativa de rendimento das políticas públicas.

Outro assunto que não podemos deixar para trás é como nós estamos nos preparando para o futuro, você está preparado para enfrentar o que estar por vir?

A impressão que temos é que esta década vem para revolucionar em uma velocidade absurda, trazendo cada vez mais novidades e melhorias, com isso, devemos nos aprimorar, estar sempre buscando novos conhecimentos, aproveitando as oportunidades que vem em nosso favor. 

 

Por Jennifer Bauer

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online