ARTIGO

VAMOS FALAR DE IMPORTAÇÃO?

segunda, 01 de fevereiro de 2021 às 12:24

Foto: TWS Comex

Um processo de importação se inicia com a compra de bens que são originários de outro país, estes podem ser produtos ou serviços.

Aqui neste contexto, vamos compartilhar a importação realizada por uma pessoa jurídica.

Antes de dar início à importação é necessário o importador estar com radar habilitado.

Para uma importação ser realizada devem ser levadas em conta algumas regras e normas como a escolha do Incoterm® (este vai delimitar responsabilidades entre comprador e vendedor) e para esta definição é necessária a análise do frete, verificando tipo e tamanho da carga, particularidades quanto à embalagem, prazo para entrega, etc., e o seguro.

Também é importante lembrar da incidência de tributos sobre a importação, bem como, a possibilidade de ser exigida uma licença de importação para determinado bem. Os itens a serem importados também necessitam de descrições completas e enquadramento quanto à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Os documentos exigidos para a importação são Fatura Comercial, Packing List e Conhecimento de Transporte – dependendo do material a ser importado, serão necessários outros documentos tais como certificado de análise, declaração de lote, etc.

Após as definições realizadas o processo pode ser embarcado.

Na chegada da carga é necessário realizar os pagamentos referente as despesas aduaneiras tais como frete e Marinha Mercante. O recinto alfandegado disponibilizará a presença de carga, na qual também é realizada a notificação de avarias, caso haja. Com a disponibilização da presença já é possível fazer o registro da Declaração de Importação. Nesta são declarados os bens importados, valores, pesos, exportador, fabricante e aqui são recolhidos os tributos federais sobre os bens. Após o processo de desembaraço é realizado o recolhimento ou exoneração de Imposto Estadual, dependendo do enquadramento.

O importador deverá emitir Nota Fiscal de Entrada no país para solicitação da retirada da carga do recinto alfandegado. Após a apresentação dos documentos necessários para baixa do processo e pagamento da armazenagem pode ser realizado a programação de carregamento, retirada da carga e entrega ao importador.

Precisa de ajuda neste processo todo? Conte com a equipe da TWS Comex, cuidamos de sua importação de ponta a ponta.

 

Por Andréa Fiori de Lima

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online