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TIPOS DE NAVIOS CARGUEIROS

Bem, em primeiro lugar vamos definir o que é o Navio Cargueiro, ou Navio de Carga, certo?

Navio de Carga é um navio especialmente projetado para carregamento das mais variadas mercadorias, contêineres e/ou commodities. Muitos deles são construídos especificamente para uma determinada carga ou rota, por exemplo navios cargueiros que fazem a rota em águas geladas demais e gelo, embarcações que fazem rota de portos com calado de um determinado tamanho ou até mesmo aqueles específicos para carregamento e transporte de grãos.

Estes navios existem há muito tempo, e, segundo estudos, são mais de 10 mil anos. Hoje em dia, os cargueiros são muito avançados em tecnologia e maquinário automatizado. A partir daí, vamos falar mais sobre os tipos de navios cargueiros. 

Navios Porta Containers

Imagem: https://www.highnorthnews.com/sites/default/files/styles/media_image/public/wp-uploads/2018/08/Venta-Maersk-in-ice.jpg?itok=dyYxHPMh

Também chamados de Navios Contentores, são embarcações para transportar containers, que normalmente chegam em caminhões, geralmente de 20 e 40 pés (os mais usados dentro dos tipos de containers), sendo carregados e descarregados por porta containers e guindastes nos portos. Além disso, este tipo de navio possui muitas ligações elétricas para receber os containers refrigerados. São limitados a portos que possuem terminais de containers, realizam rotas de intervalos regulares pré-estabelecidos e, dentre os tipos de navios cargueiros, são os mais rápidos no quesito de serviço de carga e descarga do que os cargueiros tradicionais. Em relação ao seu tamanho, cada ano que passa, vemos maiores e com capacidade incrivelmente grande, chegando, hoje em dia, em até 24.000 TEUs .

Navios Graneleiros

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Imagem: https://folhadolitoral.com.br/infraestrutura/pasa-bate-recorde-de-carregamento-de-acucar-em-um-unico-navio-em-paranagua

Graneleiros, de granel, também conhecidos por Bulk Carrier, são navios criados para o carregamento de mercadorias tipo grãos e cereais em geral, minerais, líquidos, carvão etc. que não precisam de marca de identificação, embalagem ou contagem de unidades. Possuem escotilhas hidráulicas grandes cobrindo os porões, sem estrutura suspensa. Desta forma, as mercadorias podem ser despejadas no porão do navio, geralmente retangulares, e descarregadas nos terminais portuários específicos para este tipo de carga. Um navio deste modelo tem cerca de 800 metros de comprimento.

Navios Petroleiros

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É uma embarcação tipo tanque para o transporte de petróleo e seus derivados, fabricados somente para este fim, desde o final do século 19. Alguns, conseguem carregar uma média de 300 mil litros de combustíveis e derivados, levando apenas uma pequena tripulação de pessoas em suas rotas, para o serviço do próprio petroleiro. Estes navios possuem canos interligados, responsáveis por distribuir igualmente o óleo evitando o desiquilíbrio do mesmo. Alguns países, por segurança perante vazamentos, designaram que os cascos destes tipos de navios devem ser duplos. Estas embarcações geralmente são de grande porte e não conseguem atracar em portos convencionais, sendo necessário a utilização de terminais específicos construídos em alto mar ou realizam as trasfegas com navios menores.

Navios Gaseiros

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Como o próprio nome diz, são embarcações para carregar gases liquefeitos e sua característica principal são os tanques arredondados acima do convés principal que podem contar com 4 tipos de tanques diferentes. Lembrando que gás liquefeito é uma substância com pressão de vapor e nesta classe de substâncias (carga IMO) se enquadram por exemplo os Gases de Petróleo Liquefeitos ou GPL (LPG em inglês), Gás Natural Liquefeito ou GNL (LNG em inglês) e vários outros gases químicos como amônia, propileno e etileno.

Navios Frigoríficos

Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Salica_Frigo_cropped.jpg

De primeira vista, podem se assemelhar aos navios de carga seca, porém possuem em seus porões grandiosos equipamentos refrigerados. São chamados também de Reefer Vessel, e geralmente utilizados para a pesca comercial, assim os peixes podem se manter na temperatura ideal até chegarem ao seu destino. Hoje em dia, alguns destes navios contam com revolucionários sistemas de distribuição de ar, não precisando até dos tradicionais pisos de grade.

Navios Porta-Veículos ou Navios Ro-Ro

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Navios Ro-Ro, abreviatura da palavra Roll on-Roll off, uma embarcação gigante para carga e descarga de automóveis e outros veículos, pois seus porões são como enormes estacionamento/garagem, e estes são amarrados com cabos de aço para que não haja avaria interna.  

Este navio pode também transportar container em seu convés, que são amarrados da mesma forma, porém sua finalidade é a descrita anteriormente.

Navios Para Cargas Vivas

Imagem: https://i.imgur.com/twkoDCZ.jpg

Construído para o transporte de animais (geralmente gado e equinos), ele também recebe o nome de Navio Boiadeiro, feito com rampas para o embarque e desembarque dos animais, tem seus compartimentos a semelhança de um curral e células individuais para cada animal. O maior deles, até o dia de hoje, é o Navio Ocean Shearer, com capacidade de levar 33 mil toneladas, 189 metros de comprimento, 33 metros de largura e capacidade aproximada de 22.500 animais.

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Imagem: https://www.tamoiosnews.com.br/cidades-2/maior-navio-de-transporte-de-carga-viva-do-mundo-esta-atracado-em-sao-sebastiao/

Visto de longe se assemelha a um navio de cruzeiro, mas isso seria outro assunto.

Fontes de consulta: Petrobrás, Wikipédia, Transporta Brasil, e Wilson sons Agência Marítima

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