As restrições causadas pela pandemia fizeram com que o teletrabalho se tornasse um modelo essencial para manter o funcionamento de diversos tipos de negócios. Essa experiência acabou sendo bem-sucedida para algumas empresas que optaram por formalizar e aderir ao modelo após considerar que existiam mais prós do que contras nesse formato de trabalho. Um dos grandes desafios dessa jornada foi acreditar que as relações já construídas até aquele momento estavam pautadas em confiança de ambos os lados e desapegar de muitas crenças já enraizadas no modelo de trabalho presencial.
Alguns questionamentos que surgiram em relação à adoção do teletrabalho: Como a comunicação iria fluir de forma clara com todos distantes fisicamente? Como iriam perceber quando alguém estava precisando de apoio? Como o volume de trabalho seria distribuído de forma justa mediante recursos de cada membro da equipe? Como o cliente sentiria segurança e permaneceria com o mesmo atendimento de qualidade? Como a equipe organizaria a jornada de trabalho estando fora do escritório? Como seria integração das equipes? Como seriam as promoções nesse formato? Como algumas lideranças desapegariam de avaliar desempenho da equipe com base em presença física das pessoas? Essas e outras inúmeras dúvidas foram levantadas e percebemos ao longo da jornada que só seria possível avançar e constituir esse modelo como padrão, se a confiança fosse o alicerce dessa relação.
Outro ponto essencial para que o teletrabalho funcione bem é, as pessoas se sentirem parte do negócio, pode até parecer clichê, mas, a visão estratégica nunca fez tanto sentido como no teletrabalho. O que faz as pessoas seguirem na mesma direção mesmo estando distantes fisicamente? Sem dúvida saber o propósito e valores que precisam ser compartilhados não só conecta as pessoas, como traz segurança para qualquer decisão que precise ser tomada. Novamente a palavra confiança se faz presente nesse contexto, pois, precisamos acreditar, reconhecer valor naquilo que fazemos, para sermos mais produtivos e engajados a fazer o nosso melhor todos os dias, além de, também, contribuir para fortalecer a confiança.
Não existe uma receita exata para se estabelecer uma relação de confiança no trabalho, mas, algumas práticas precisam fazer parte de uma rotina diária para se estabelecer cada vez mais um ambiente transparente e seguro para todos os envolvidos: Comunicação assertiva, com espaço, conscientização e canais que facilitem as interações; Relações humanizadas, com atitudes e ações de todos os envolvidos em criar um ambiente de acolhimento, empatia e bem-estar; Credibilidade, com práticas que visem a qualidade das entregas e incentivem a busca do conhecimento para gerar bons resultados; Cumprimento de acordos, onde aquilo que foi combinado, como, cumprimento de horário, pausas, entrega de atividades, seja realizado com regularidade; Investimento de tempo em relacionamentos, se colocar 100% presente nas conversas, gerar momentos de interação e escuta ativa, demonstrar preocupação com o negócio, parceiros e clientes.
O teletrabalho veio como resposta à questões antigas e até de certa forma intocáveis em algumas organizações e podemos dizer que contribuiu para melhorar processos a até relações, portanto, para continuar aproveitando suas melhores possibilidades, precisamos sempre lembrar que a confiança é uma via de mão dupla, precisamos assumir a responsabilidade dos nossos comportamentos, sermos exemplos, inspirar pelos valores, estarmos atentos as necessidades dos grupos de pessoas e organizações onde estamos inseridos, criando espaços e gerando oportunidade para construir boas relações de confiança.