ARTIGO

QUERO IMPORTAR/EXPORTAR, POR ONDE COMEÇO?

sexta, 28 de fevereiro de 2020 às 15:08

Foto: TWS Comex

Muitos empreendedores possuem o sonho de internacionalizar sua marca exportando seu produto, ou baratear o custo de produção importando parte da matéria prima. Mas junto com esse sonho surgem uma série de questionamentos: Será que eu consigo? Será que a minha empresa não é pequena demais? O que eu preciso fazer? Com quem posso conversar sobre isso? E lá se vão noites e noites com esse turbilhão de coisas na cabeça.

Neste artigo vamos apresentamos os 3 primeiros passos que são fundamentais para se tornar um importador ou exportador.

1° Pesquisa - A pesquisa é uma das partes mais importantes deste processo.

  • Identificar qual mercados você quer atingir ou qual produto você quer importar;
  • Quem seriam possíveis clientes e fornecedores;
  • Quais parceiros você precisa envolver na operação; (contador, despachante aduaneiro, advogado)

2º Procure uma Assessoria em Comércio Exterior – Com todos os dados da pesquisa em mãos, procure um profissional na área de Comércio Exterior, pois, baseado no seu negócio e no seu propósito, este profissional irá lhe ajudar a verificar a viabilidade da operação.

3° Habilitação no Radar – Após certificar-se da viabilidade da operação o próximo passo é solicitar a Habilitação no Radar. Este procedimento é um cadastro realizado junto a Receita Federal, o qual autoriza a pessoa jurídica ou física a realizar operações de importação e/ou exportação, você pode obter mais informações no artigo que especificamente sobre este tema: https://twscomex.com.br/blog/artigo/habilitacao-no-radar.

Somente após o deferimento da Receita Federal, é que a sua empresa poderá efetivar a operação de importação e/ou exportação.

Quer saber mais? Agende uma visita. A TWS está a 32 anos assessorando importadores e exportadores para transformar sonhos em negócios.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online