Muitos empreendedores possuem o sonho de internacionalizar sua marca exportando seu produto, ou baratear o custo de produção importando parte da matéria prima. Mas junto com esse sonho surgem uma série de questionamentos: Será que eu consigo? Será que a minha empresa não é pequena demais? O que eu preciso fazer? Com quem posso conversar sobre isso? E lá se vão noites e noites com esse turbilhão de coisas na cabeça.
Neste artigo vamos apresentamos os 3 primeiros passos que são fundamentais para se tornar um importador ou exportador.
1° Pesquisa – A pesquisa é uma das partes mais importantes deste processo.
- Identificar qual mercados você quer atingir ou qual produto você quer importar;
- Quem seriam possíveis clientes e fornecedores;
- Quais parceiros você precisa envolver na operação; (contador, despachante aduaneiro, advogado)
2º Procure uma Assessoria em Comércio Exterior – Com todos os dados da pesquisa em mãos, procure um profissional na área de Comércio Exterior, pois, baseado no seu negócio e no seu propósito, este profissional irá lhe ajudar a verificar a viabilidade da operação.
3° Habilitação no Radar – Após certificar-se da viabilidade da operação o próximo passo é solicitar a Habilitação no Radar. Este procedimento é um cadastro realizado junto a Receita Federal, o qual autoriza a pessoa jurídica ou física a realizar operações de importação e/ou exportação, você pode obter mais informações no artigo que especificamente sobre este tema: https://twscomex.com.br/blog/artigo/habilitacao-no-radar.
Somente após o deferimento da Receita Federal, é que a sua empresa poderá efetivar a operação de importação e/ou exportação.
Quer saber mais? Agende uma visita. A TWS está a 32 anos assessorando importadores e exportadores para transformar sonhos em negócios.