Blog

QUAIS PRODUTOS MAIS IMPORTADOS POR BRASILEIROS?

O Brasil registrou um crescimento nas exportações em relação às importações já no primeiro semestre de 2021, o aumento das exportações acontece principalmente pela valorização do dólar frente ao real. Entretanto, o país é um grande importador de produtos incluindo, na sua maioria, insumos e matéria prima para a indústria. O principal motivador para que os empresários optem por realizar a importação de produtos é a redução dos custos da produção, podendo resultar no aumento da margem de lucro.

Na lista dos principais produtos importados para a transformação, neste primeiro semestre de 2021, destacam-se adubos e fertilizantes, medicamentos e produtos farmacêuticos, derivado de óleos, equipamento de telecomunicações e informática, válvulas e tubos, peças e acessórios automotivos, inseticidas e fungicidas, motores e máquinas, aparelhos e circuitos elétricos, alumínio, materiais plásticos, fios têxteis, pneus, chapas de aço, pigmentos e a lista não para por aqui. Dentre os países fornecedores do Brasil estão a China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia.

O retorno da atividade econômica interna no início deste ano, fez com que o Brasil, também, importasse mais produtos de todos os seus principais fornecedores. Segundo o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021 frente ao último trimestre de 2020, e 1% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa de mercado do último Boletim Focus é de aumento de 5,2%5 no PIB deste ano.

É importante saber, que cada produto possui um código numérico, também chamado de NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul – que além de identificar o produto é fundamental para determinar os tributos envolvidos nas operações de comércio exterior como o IPI, PIS, COFINS e ICMS. Com esses dados, somados aos custos de logística e desembaraço, é possível fazer uma estimativa dos custos totais da operação.

Alguns produtos possuem carga tributária reduzida, além disso, o Governo do Estado do Paraná oferece um incentivo de redução do imposto de ICMS para empresas paranaenses do regime Lucro Real e Lucro Presumido. Neste sentido, o empresário poderá examinar se o custo da importação de insumos conseguirá beneficiá-lo.  

Sendo o empresário um importador de matérias primas, que transforma seu produto e exporta para outros países, este, poderá optar por outros incentivos fiscais, como é o caso do regime aduaneiro especial chamado Drawback. Em suma, o regime consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes sobre a aquisição de insumos utilizados na produção de bens a serem exportados.

Mesmo com a alta do dólar, não é possível concluir que seja inviável a importação de um determinado produto, dessa forma, o mais importante é fazer um estudo de viabilidade de cada caso em específico. Diante disso, a TWS Comex, que atua há 34 anos no comércio exterior, assessorando empresários, tanto na importação, quanto na exportação, trabalha no estudo de projetos na área de comércio exterior e aplicações para regimes especiais como o Drawback. Bem como, possui expertise na liberação e licenças das mercadorias importadas.

A TWS Comex poderá auxiliar o empresário que quer iniciar seus processos de importação ou exportação, como também, poderá trazer soluções inovadoras para aqueles que já estão no mercado a mais tempo. O valor TWS “começar certo para terminar certo” tem ajudado muitas empresas na redução de custos, evitando que seus clientes tenham prejuízos com multas e procedimentos incorretos no comércio exterior.

Por Tom Germiniano