ARTIGO

QUAIS OS CUIDADOS COM IMPORTAÇÃO DE ALIMENTOS?

quarta, 01 de setembro de 2021 às 15:32

Foto: TWS Comex

Muito se houve sobre a internacionalização e, com isso, pode parecer algo simples falar em importar algum produto, porém, todo e qualquer item tem suas particularidades e cuidados, quando se trata de alimentos, por exemplo, há uma série de cuidados com relação a análise do órgão anuente para liberação. 

Antes de iniciar a importação desses produtos é necessário o cuidado com a análise documental, detalhes com relação a número de lote, data de fabricação e validade são informações que devem estar destacadas. 

Para análise do órgão anuente também são necessários outros documentos tais como Alvará de funcionamento, Licença Sanitária, entre outros que podem ser solicitados a depender do tipo de alimento e suas características de manuseio, armazenagem e comercialização.

Outro fator importante é a escolha do container existem cargas que necessitam ser refrigeradas e mantidas em temperaturas adequadas para a segurança e preservação do estado do produto. 

Normalmente para esse tipo de importação a análise e o deferimento da licença (LI) podem acontecer com a carga embarcada, em trânsito para o Brasil desde que os documentos estejam corretamente emitidos e sejam originais.

Com relação a sua chegada e liberação, desde que a LI esteja deferida, segue procedimento normal.

 

Você tem dúvidas com relação as informações de importação de alimentos? Fale conosco, ficaremos felizes em ajudar.

 

por Andréa Fiori

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online