ARTIGO

PRECISANDO DE UM DESPACHANTE ADUANEIRO?

sexta, 06 de março de 2020 às 17:13

Foto: TWS Comex

Quando uma empresa resolve abrir novos mercados, importar e/ou exportar produtos, por exemplo, uma das primeiras etapas a serem cumpridas é encontrar um prestador de serviço para realizar o desembaraço aduaneiro da mercadoria.

Hoje, temos a facilidade do Google. Basta buscar essa informação na internet que em segundos aparecerá uma lista de empresas oferecendo este serviço. Mas e aí, quais são os critérios que devem ser levados em consideração antes de fechar negócio? Preço, tempo de mercado, reputação, conhecimento?

Difícil, não é mesmo? Uma dica importante antes de contratar qualquer prestador de serviço, é entender qual será o seu papel dentro da operação. No caso do despachante aduaneiro podemos dizer de forma geral, que a sua atividade está vinculada a:  acompanhar a mercadoria desde do embarque até a sua chegada, elaborar a declaração aduaneira de importação e/ou exportação e representar o importador e exportador perante os diversos órgãos intervenientes e governamentais para liberação da mercadoria.

Diante de tudo isso, ressaltamos aqui algumas características fundamentais que podem lhe auxiliar na escolha:

  • Know how e credibilidade: Avalie quanto tempo de mercado tem a empresa, quais clientes já atendeu ou atende. E principalmente, o quanto ela conhece de Comércio Exterior.

Por que tudo isso?

Porque dentro de uma operação de importação e/ou exportação é imprescindível pleno conhecimento do regulamento aduaneiro e da legislação, pois, a falta de tratamento administrativo de um item na declaração por exemplo, pode causar além de multas e prejuízos uma super dor de cabeça ao importador/exportador.

 

  • Seriedade e confiança mútua: A relação entre importador/exportador e despachante aduaneiro precisa ser de confiança, pois, o despachante representa a empresa perante as autoridades reguladoras do Comex, e, em contrapartida, o CPF do despachante está vinculado às operações da empresa. Com isso, podemos considerar que a conduta do despachante também é um fator importante e que deve ser avaliado.

 

Podemos concluir que não se contrata um prestador de serviço de despacho aduaneiro antes de uma boa conversa. Que tal agendar uma visita e tomar um café com a nossa equipe? Venha nos conhecer e saber como a nosso time pode lhe ajudar.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online