ARTIGO

PERFECCIONISMO OU SER FELIZ?

segunda, 22 de fevereiro de 2021 às 10:45

Foto: TWS Comex

Perfeccionismo por definição significa a tendência de obstinar-se em fazer as coisas com perfeição. (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

 

Mas será que existe a perfeição? Como ser perfeito no trabalho ou na vida pessoal? Em ambas as situações lidamos com pessoas e sentimentos que nos provocam e nos testam diariamente.

Então como não ficar frustrado se não alcançamos a perfeição?

No livro “O jeito Harvard de ser feliz” de Shawn Achor, aprendemos: “que a felicidade leva ao sucesso em praticamente todos os âmbitos, inclusive no trabalho, na saúde, amizade, sociabilidade, criatividade e energia.”.

Então a perfeição está em como lidamos com as ocorrências diárias, de como escolhemos pensar. Se focarmos no problema é ele que passa a ter mais relevância que, por exemplo, a forma correta de agir.

Jamais estaremos certos sempre, mas, temos o controle de nossas escolhas e podemos focar em pontos positivos, onde somos bons.

Se sei fazer doces maravilhosos, porque ficar chateado se não sei assar um pernil?

Possa aprender? Sim posso, mas é a forma de pensar que vai me ajudar a aprender, é pensar que posso, que sou capaz, ao invés de deixar o medo da frustação falar mais alto.

Temos que entender que a felicidade nos leva a alcançar o sucesso e não o contrário. Quando estamos felizes conseguimos ver com clareza nossos objetivos e a melhor forma de conquistarmos.

Minha mãe sempre me disse que a palavra tem poder, e como tem. Por isso quando nos focamos no desempenho, no nosso bem-estar e no fim teremos uma grande chance de sermos bem-sucedidos, não importa em qual âmbito.

Quem nunca teve um amigo que só pensa negativamente, ou foi este amigo? Como o personagem de desenho Lippy & Hardy? O Hardy tinha um bordão, ele sempre dizia ““Oh céus, oh vida, oh azar, isso não vai dar certo! ”. Imagine se pensássemos sempre como ele, nossas vidas não iriam nunca para frente e não seríamos nada felizes.

A perfeição está na procura, na felicidade e na escolha de como agir.

Uma tarefa realizada com êxito, dentro do prazo, de forma honesta é uma tarefa perfeita.

Pode ser que no caminho desta realização você tenha tido dúvidas, tenha se questionado sobre opções, tenha até cometido falhas, mas fez parte do seu crescimento e não acredito que possa ser dado como imperfeito.

Procuramos a perfeição, e acho isso benéfico, mas quando utilizado em doses excessivas só causam mal.

Como disse Shawn Achor, “Ser feliz não é acreditar que não precisamos mudar, é perceber que podemos.” Não vamos perder a gana de sermos perfeitos, só não vamos deixar que isso nos domine.

 

 

Por Andrea Xavier de Miranda

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online