ARTIGO

O QUE É UMA CARGA PROJETO?

quinta, 07 de novembro de 2019 às 08:53

Foto: TWS Comex

Denomina-se Carga Projeto toda carga que foge das medidas específicas (peso e dimensões) de um embarque em contêineres padrões. Podem ser cargas realmente grandes e pesadas, mas, também, extradimensionais e muito sensíveis. Ou seja, ao se falar em carga projeto não significa dizer que são cargas resistentes, às vezes são grandes, mas que possuem partes ou sistemas frágeis. Por este motivo, toda carga projeto demanda cuidado extremo no manuseio, na documentação e no transporte. 

Para o sucesso do processo de transporte e rota de uma Carga Projeto é necessário um estudo específico de logística aplicada em todas as etapas da viagem, sua viabilidade, contratação de profissionais capacitados, fretamento especial de transporte - seja ele uma aeronave, caminhão ou navio. Geralmente uma Carga Projeto utiliza o transporte multimodal¹ para chegar ao seu destino final. 

É necessária também uma atenção especial com a conformidade da embalagem e armazenagem deste tipo de carga. Por isso, é necessário contar com profissionais especializados que auxiliem em todos estes detalhes. 

 

Expertise faz a diferença 

Assessoramos uma na exportação de uma Carga Projeto, a qual demandou uma comunicação integrada entre os diversos intervenientes de várias partes do mundo. 

Foi uma operação triangular, com saída por dois diferentes portos brasileiros (Paranaguá e Itapoá). 

Projeto desafiador em todas as etapas, o qual nos orgulha muito fazer parte.

Se sua empresa precisa de assessoria em Carga Projeto, fale conosco. Podemos te ajudar. 

 

Por Janaina Silva

 

¹ Transporte Multimodal - Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM 

² Carga Projeto – Para a logística internacional é toda carga que foge das medidas específicas (peso e dimensões) de um embarque em contêineres padrões. 

³ OTM - Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros.

 

Mais dúvidas sobre siglas do Comex? Acesse nosso FAQ 

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online