Sem dúvidas a pandemia nos trouxe inúmeros desafios profissionais, e, em um curto espaço de tempo tivemos a sensação de que apertaram a tecla “acelerar” no controle da vida. Avançamos 5 anos em projetos que ainda estavam começando a ser discutidos, em investimentos tecnológicos que seriam necessários para viabilizar esses novos modelos e habilidades que teríamos que desenvolver para tornar possível a implantação desses planos que ainda estavam apenas no papel.
Apesar do susto inicial, hoje podemos afirmar que essa experiência nos trouxe mais maturidade e provocou inúmeros aprendizados pessoais, profissionais e organizacionais. Dizer que foi simples seria imprudente da nossa parte, foi um caminho cheio de altos e baixos, curvas sinuosas, desvios estratégicos, algumas vezes tivemos que acessar áreas de escape, mas no decorrer dessa jornada se abriu uma gama de novas possibilidades, ampliamos o nível das nossas discussões, criamos novos cenários e ao longo de cada trecho percorrido fomos ficamos mais preparados, seguros e confiantes para seguir na direção do nosso propósito.
Em um primeiro momento aprendemos sobre adaptabilidade, literalmente colocamos em prática a nossa capacidade de se adaptação às mudanças necessárias que esse novo modelo de trabalho exigiu, na sequência investimos em tecnologia, novos equipamentos e ferramentas para trazer mais segurança e fluidez ao trabalho, foi necessária muita pesquisas, testes, horas de implantação e com isso aprendemos mais sobre a nossa capacidade de se trabalhar em equipe, nos aproximamos mais dos talentos de cada membro do nosso time e vimos novas habilidades serem colocadas em prática.
Também aprendemos novas formas de comunicar, de se fazer presente, mesmo estando distantes fisicamente, passamos a compreender melhor a relevância de cada canal e estilo de comunicação, passamos a ouvir e observar mais atentamente as pessoas, passamos a ler melhor as entrelinhas, aprendemos sobre “etiqueta virtual”, testamos e implantamos novas ferramentas de interação e comunicação que apoiam nas rotinas do dia a dia, reuniões, treinamentos, integrações e novos programas.
Foram momentos intensos, que nos deixaram conectados por muito tempo, até compreendermos mais sobre a importância do equilíbrio. Aprendemos mais sobre a autoresponsabilidade, saúde mental, bem-estar, adaptação do ambiente físico e sobre a necessidade das pausas, promovemos discussões e ações para que pudéssemos continuar sendo produtivos sem que o trabalho invadisse a nossa vida pessoal, ou vice e versa. Sem dúvidas hoje estamos mais conscientes e agindo de uma forma mais coordenada.
Por fim, aprendemos muito sobre coragem e vulnerabilidade, experimentamos momentos de incertezas, nos expusemos emocionalmente, nos arriscamos, vivemos situações que nos trouxeram mais empatia e conexão com o outro, adaptamos todos os nossos programas e projetos para vivenciar da melhor forma esse novo modelo e com isso criamos um elo de confiança com a equipe, parceiros e clientes. Temos plena consciência que a nossa cultura foi um fator determinante para chegarmos até aqui, que essa experiência impulsionou nosso crescimento, criou novas possibilidades e nos aproximou ainda mais do nosso propósito enquanto empresa e deixou mais claro que o futuro é agora e que temos ainda muito a aprender.