ARTIGO

O FISCO NÃO SE PREOCUPA COM AS EXPORTAÇÕES! SERÁ?

segunda, 21 de outubro de 2019 às 10:27

Foto: Contabilidade na TV

Durante alguns anos, o título desse texto, foi um jargão utilizado por alguns segmentos do Comércio Exterior para justificar operações que - em muitos casos - não refletiam a legislação na íntegra. Tinha-se a ilusão de que o mais importante era a entrada de divisas para o país. Isso de fato nunca foi uma realidade, mas, muitas vezes, seja por desconhecimento ou por qualquer outro motivo, as operações de exportação ficaram à margem da dedicação dos profissionais envolvidos, o que gerou um efeito em cascata de muitos procedimentos sendo executados de forma incorreta.

A publicação a Noticia Siscomex Exportação nº 069/2019 veio como um acalento para pacificar entendimentos e traduzir de forma muito direta a interpretação de diversas normas vinculadas às operações de exportação.

Destacamos que as exportações correspondem a 15% do PIB brasileiro de acordo com o levantamento do último trimestre. Trata-se de uma importante fonte de renda para diversos segmentos. Considerando isso, jamais poderia ser ignorada a sua representatividade e todas as regras que a envolvem.

Os procedimentos ou normas abordados pela Notícia Siscomex não são novos, mas, a clareza do conteúdo é parte de um novo formato de comunicação entre o governo e os contribuintes, o que, também, é motivo de comemoração pois auxilia na segurança das praticadas pelas empresas.

Como prestadores de serviços, ficamos, especialmente, satisfeitos com a publicidade das regras. Sem dúvida é uma excelente ferramenta de apoio para os nossos desafios diários, sejam os de efetivamente fazer ou os de dar suporte aos nossos clientes.

A íntegra do conteúdo da Notícia você encontra em: http://twscomex.com.br/noticias/noticia/exportacao-n-0692019. E, havendo qualquer dúvida, nossa equipe está à disposição para auxiliar.

 

Por Leila Silva

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online