Você sabia que existe uma Museu Marítimo em Hamburgo, o Internationales Maritimes Museum Hamburg, onde os visitantes encontram diversas miniaturas de navios, cargueiros e portos?
Se você é um apaixonado pelo Comércio Exterior (Comex Lovers) como nós, vai gostar de saber disso. Abaixo separamos algumas obras impressionantes do museu.
PORTO DE HAMBURGO
Porto De Hamburgo numa escala de 1:1250.
NAVIO-TANQUE CONTSHIP GERMANY
Quando construído e lançado em 1992, o navio-tanque Contship Alemanha foi pintado de cor-de-Rosa. Construído para a companhia de navegação Contship Containerlines no estaleiro Vulkan em Bremen-Vegesack. Em 1998 foi renomeado MSC Vitória e pouco depois do MSC Victoria. Em 2001, quase recebeu seu antigo nome de volta e foi nomeado Conti Alemanha. Depois de 2010, navegou por águas chinesas sob os nomes de Xin Hua Lian Yun (até 2014) e hoje chama-se Bin Jiang. Este modelo é uma escala de 1:100 (note o detalhe do salva-vidas em queda livre).
UM MAR DE CONTÊINERES
Este é o diorama do Terminal de Contêineres Bremerhaven numa escala de 1:1250. O porto comercial de Bremerhaven, no norte da Alemanha, tem o mais longo terminal de contêineres em todo o mundo. A construção começou em 1968 e não parou de crescer desde então. Assim, por exemplo, 5 milhões de toneladas de mercadorias foram movidas através do terminal em 1980. Em 2014, já eram 59,8 milhões de toneladas.
REBOCADORES
Dois rebocadores estão manobrando um navio para a costa do Terminal De Contêineres Bremerhaven (numa escala de 1:1250). A linha de navegação do Maersk Group, da Dinamarca, tornou-se a maior companhia marítima do mundo. Começou em 1928, conectando a costa oeste dos EUA com o Japão e Xangai. Após a segunda guerra mundial, a empresa cresceu com as linhas comerciais entre a América e a Europa. Mas o crescimento mais importante veio depois de 1999, quando a empresa começou a adquirir intensivamente outras companhias de navegação.
NAVIO CONTÊINER ELBWOLF
Este modelo de escala do Navio Contêiner Elbwolf, faz parte de uma doação feita ao museu pela Companhia de Navegação Reederei Wulff. A companhia Norte-Alemã foi fundada no ano de 1961 e o Elbwolf foi construído no Estaleiro Gdynia, na Polônia, no ano de 1999.
Ele navegou principalmente na área do Pacífico por mais de 10 Anos.
CANAL DO PANAMÁ
Este porta-contêineres da empresa Hapag-Lloyd era demasiado grande para atravessar o canal do Panamá antes da expansão ter sido inaugurada em 2016. Após muitos anos de planejamento e trabalho duro, os navios que se chamavam “Pós-Panamax” podem passar entre o Atlântico e o Oceano Pacífico através do centro do Continente Americano.
A EVOLUÇÃO DOS NAVIOS DE CONTÊINERES
No deck 6 do museu existe uma pequena história de transporte de contêineres. Usando miniaturas numa escala de 1:1250, você poderá ver a evolução dos navios de contêineres.
Começa na parte de trás com o “Ideal X of Sea-Land Services”, o primeiro navio a transportar contêineres em 1956. A sua capacidade de 58 35′ Containers empalidece em comparação com o Triple E-Class (na frente). Este navio de 2013 pode levar até 18.270 TEU (unidade equivalente de vinte metros, a norma internacional para os contêineres hoje em dia).
Claro que já existem navios maiores, com mais capacidade e o Museu está planejando a atualização.
COMO SÃO FEITOS
Os modelos são feitos à mão pela equipe de fabricantes de modelos do museu, com detalhes surpreendentes em uma escala em miniatura de 1:1250.
Uma grande parte do trabalho é a pesquisa preliminar: cada estrutura tem que ter a verdadeira forma e cor real.
Realmente genial!
Realmente genial, não é mesmo?
Quando for para Alemanha, não esqueça de visitar o museu.
Sobre o Museu:
Internationales Maritimes Museum Hamburg, Kaispeicher B, Koreastraße 1, 20457 Hamburg
Assista também este vídeo mostrando mais deste museu lindo! Clique aqui.
Fonte de pesquisa: Internationales Maritimes Museum Hamburg