Ontem (14), a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, revelou em Copenhagem, o lançamento do navio LAURA MAERSK que é o primeiro navio porta containers do mundo movido à metanol. Esse é o resultado de parceria e esforços conjugados entre indústrias que, com empenho proposital, buscam um caminho palpável e otimista para um futuro sustentável, disse o CEO da companhia Vicent Clerc.
O nome Laura Maersk dado ao navio foi proposital, pois Laura foi o primeiro navio à vapor adquirido pela Maersk em 1886, pelo capitão Peter Maersk Moller e, na época, foi produto da segunda revolução industrial, tornando significativo o seu impacto na indústria naval.
Sustentabilidade
A meta da Maersk é até 2040 atingir emissões liquidas 0% de gases de efeito estufa, e transportar um mínimo de 25% de cargas no oceano usando combustíveis verdes até 2030.
O lançamento do navio Laura Maersk é um passo importante referente ao objetivo de longo prazo da Maersk de renovar gradativamente a frota e operar exclusivamente com combustíveis verdes. Atualmente possui mais 24 navios de metanol encomendados para entrega entre 2024 e 2027 e uma política de encomendar somente novos navios que venham com uma preferência de combustível verde.
“Laura Maersk é um marco histórico para o transporte marítimo em todo o mundo. Mostra o espírito empreendedor que caracteriza a Maersk desde a fundação da empresa. No entanto, mais importante ainda, este navio é uma prova muito real de que quando nós, como indústria, nos unimos através de esforços e parcerias intencionais, surge um caminho tangível e otimista para um futuro sustentável. Este novo navio verde é o avanço que precisávamos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de chegarmos ao net zero”, disse Vincent Clerc.
Fontes:
Imagem: https://gcaptain.com/maersk-names-worlds-first-methanol-powered-containership/