ARTIGO

JÁ PAROU PARA PENSAR QUANTO CUSTA CALCULAR ERRADO O CUSTO DO SEU PRODUTO?

sexta, 30 de julho de 2021 às 09:03

Foto: TWS Comex

Podemos considerar que “Custos” são todos os gastos necessários para aquisição ou transformação de um item para colocá-lo a venda.

Diante disso, entendemos que a apuração do custo possui algumas finalidades determinantes, são elas:

  1. Determinação do lucro;
  2. Controle das operações;
  3. Tomada de decisão;

É a partir da apuração do custo total do produto que se determina o valor de venda, com isso, ao deixar de incluir um gasto ou incluir outro de forma equivocada pode causar prejuízo tanto financeiro quanto estratégico para organização. Principalmente se levarmos em conta que a maioria das decisões estratégicas da empresa são tomadas a partir dessas informações.

E, quando tratamos de matéria prima ou mercadoria para revenda que são importadas, as dúvidas na classificação do que é custo e o que é despesa aumentam consideravelmente, pois, há uma série de particularidades:

  • Adiantamento para fornecedores;
  • Pagamento de despesas Aduaneiras;
  • Relevância do custo observado na Nota fiscal de entrada;
  • Possibilidade de compensação de impostos;
  • Variação cambial;

Com isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajuda-los na gestão de custos, caso a sua matéria prima ou mercadoria seja importada, são elas:

1° Certifique se que a sua contabilidade entende o processo de importação e em conjunto adaptem o plano de contas de acordo com o seu negócio.

2° Observe se os prestadores de serviço que atuaram no processo enviaram a prestação de contas de forma correta, com documentos fiscais e financeiros que compõe os gastos realizados.

 

3° No plano de contas, crie uma conta contábil para cada importação assim você consegue acompanhar os saldos de débito e crédito acompanhando baixa de adiantamentos para concluir a operação com rastreabilidade, garantindo que os valores foram todos apropriados, devolvidos ou pagos para fornecedores.

 

Por fim, esteja atento ao valor total que foi dispendido para que o seu produto esteja na prateleira e conte sempre com o apoio e transparência da TWS na Assessoria para o desembaraço e logística de processos de importação e exportação.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online