ARTIGO

IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO INTERNACIONAL

terça, 19 de maio de 2020 às 08:42

Foto: TWS Comex

Quais os maiores impactos e desafios no mercado internacional (Importação, Exportação e Logística), ao que se refere à propagação do Coronavírus?

No cenário atual muito se ouve falar sobre redução dos números de voos e da capacidade operacional das cias aéreas (os números aqui chegam a 80%), do blank sailing no transporte marítimo (onde nada mais é do que retirada do serviço/navio de uma determinada rota), além da grande dificuldade de conseguir espaço tanto para importação quanto para exportação.

Nas exportações marítimas, é sentido no Brasil a falta de contêineres vazios, devido à redução de chegada dos mesmos em portos nacionais, principalmente oriundos da China, onde neste momento há um acúmulo de equipamentos gerando uma escassez global. De hoje até os próximos dois meses, de acordo com o Jornal Valor Econômico estima-se o cancelamento de aproximadamente 12 escalas (saídas), que não deverá afetar tanto as vendas beneficiadas pela alta do dólar, mas em contrapartida pode vir a elevar os custos das empresas.

No que se refere às exportações aéreas, o aumento da tarifa do frete, devido à redução dos números de voos e de cias aéreas operando, chega a 400%. Devemos levar em consideração a desaceleração de importações por via aérea, além de que o nosso principal parceiro econômico trata-se dos Estados Unidos, resultou nesse aumento.

Nas importações, além da alta do dólar - que dificulta o planejamento e aquisição - temos acompanhado embarques atrasados, adiados ou muitos deles cancelados devido ao atraso na produção ou pela retirada dos navios de determinadas rotas, notamos a falta de documentação original (agentes / armadores buscando trabalhar com a opção de Release at destination (que é a liberação de cargas sem apresentar o documento original), pois muitas empresas, assim como nós no Brasil, estão atuando com prestação de serviços em Home Office.

Em meio ao grande desafio de manter nossas empresas operando nesse momento turbulento, ações estão sendo tomadas para benefícios da economia e do mercado internacional, com grande importância no auxílio ao combate da pandemia, sendo elas:

 

 

 

 

 

Dentre muitas notícias ruins e com um cenário que pode não ser tão promissor hoje, precisamos estar atentos também à divulgação do lado bom e de como o nosso país tem ajudado com ações que possam beneficiar a curto e a longo prazo a forma de como as empresas podem se unir em prol de um objetivo único e duradouro, ligado no que antes chamávamos de “tendências” e que essa pandemia nos trouxe à tona, antenados ao “novo normal” quando chegarmos ao fim dessa tempestade.

 

Contem sempre conosco.

 

Por Érica Ambrósio

 

Referências:

Logística Internacional em tempos de Pandemia - http://interseas.com.br/logistica-internacional-em-tempos-de pandemia/?utm_campaign=news__36&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#.XrqRG_9KjIX

Coronavírus: Economia e Comércio Exterior -  https://www.fazcomex.com.br/blog/coronavirus-economia-e-comercio-exterior/

China cancela 12 embarques ao Brasil até Julho - https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/05/11/china-cancela-12-embarques-ao-brasil-ate-julho.ghtml

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online