ARTIGO

DESCOMPLICANDO O CREDENCIAMENTO

segunda, 15 de fevereiro de 2021 às 18:33

Foto: TWS Comex

Em Comex usamos muito essa palavra diariamente, todavia, ainda há muita dúvida sobre o assunto, suas hipóteses e forma de utilização. E é normal a pergunta: Afinal, o que é credenciamento? 

Significado de Credenciamento no Dicionário: Concessão de procuração para representar algo ou alguém em procedimentos burocráticos.

 

O Credenciamento para o Comex

É o ato de cadastrar a empresa e vincular seus representantes legais junto aos órgãos intervenientes, nesse caso, o Despachante Aduaneiro.
Alguns dos órgãos que precisamos estar vinculados:

  • Receita Federal do Brasil;
  • MAPA (Ministério da Agriculta, Pecuária e Abastecimento), por meio do sistema SIGVIG (Sistema de Informações Gerenciais de Importação e Exportação do Vigiagro);
  • ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • Departamento da Marinha Mercante;
  • Receita Estadual do Paraná por meio do sistema DEIM (Desembaraço Eletrônico de Importações) e outros órgãos competentes.

 

Quais os documentos necessários para o Credenciamento?

Para que possamos credenciar/cadastrar nosso cliente e vincular nossos despachantes aduaneiros precisamos de alguns documentos:

  • Procuração específica;
  • Tela do Radar da Receita Federal;
  • Contrato Social e Última Alteração Contratual.
  • Eventualmente, Certidão Simplificada da Junta Comercial Original (emitida há no máximo 90 dias e contendo o CNPJ).

 

 Para que serve?

O Credenciamento serve para que nossos despachantes sejam habilitados e assim possam representar a empresa importadora e/ou exportadora junto aos órgãos competentes.


Como a desburocratização agilizou o processo?

Com o intuito de diminuir a burocracia e facilitar os cadastros devido a pandemia do Covid19, os órgãos competentes passaram a aceitar a documentação necessária assinada de forma digital, através do Certificado Digital. A Certificação Digital permitiu que processos realizados pessoalmente e por meio de inúmeros documentos em papel, fossem feitos por via eletrônica.

Assim, os processos tornaram-se menos burocráticos, mais rápidos, mais baratos e com a mesma segurança que tinham anteriormente, com os documentos autenticados em cartório.

 

Sua empresa está pensando em importar ou exportar? Fale com nossa equipe que faremos o credenciamento de sua empresa para este sonho tornar-se realidade.

 

Por Máira Costa

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online