ARTIGO

DEADLINE MARÍTIMO NA EXPORTAÇÃO

sexta, 31 de janeiro de 2020 às 17:50

Foto: TWS Comex

Hoje vamos compartilhar sobre a importância da compreensão do termo Deadline nas operações de exportação, um breve explicativo do que se trata esse termo, quais os prazos que devem ser respeitados e também o que é necessário para bem cumpri-lo.

 

O que é?

No modal marítimo é a expressão que indica o prazo limite para entrega documental (envio do HBL ao armador) e da carga para embarque (desembaraçada e liberada). Quando esses prazos não são cumpridos, perde-se o embarque e acarreta em custos adicionais para quem realizou a contratação do serviço.

 

Quanto tempo?

Esse tempo pode variar de acordo com cada armador e também com as saídas dos navios em épocas que possuem feriados, a sequência é sempre em cumprimento primeiro a parte documental, seguido da entrega da carga desembaraçada e liberada no porto de embarque.

Deadline Documental: Ocorre em média, entre 07 a 08 dias da data prevista para a saída do navio do porto de embarque.

Deadline de Carga: Ocorre em média, entre 03 a 04 dias da data prevista para a saída do navio do porto de embarque.

 

O que é necessário?

Para o deadline documental é necessário ter em mãos os seguintes documentos que serão a base para a confecção do HBL (Conhecimento Marítimo):

  • Nota Fiscal e arquivo XML
  • Fatura Comercial
  • Packing List
  • Registro da DUE
  • Retirada do container agendada contendo a informação do número, lacre e tara do equipamento.

 

Para o deadline de carga se faz necessário:

  • Container depositado no porto de embarque
  • DUE (Declaração Única de Exportação) desembaraçada
  • Realizar a liberação através do número da DUE, via sistema ou presencialmente no porto de embarque

 

Lembrando que para retirada do container no terminal do armador são necessárias 24 horas de antecedência, e também é preciso estar atento ao free time (período livre do container), que se refere a quantidade de dias livres desde a retirada do container no terminal e entrega do mesmo no porto para embarque, evitando-se assim custos com detention (cobrança de estadia do container).

 

Por Érica Ambrósio

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