Com o nosso atual cenário brasileiro alguns empresários podem estar se perguntando: Mas como anda o mercado de exportação?
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) as exportações superaram as importações no primeiro bimestre de 2016. Segundo o MDIC a balança comercial brasileira registrou um superávit – exportações menos importações – de US$ 4,43 bilhões em março deste ano.
Está sendo um quadro animador para os exportadores que desejam ampliar os negócios e divulgar seus produtos no exterior, pois é o melhor resultado registrado desde 1989.
Estamos vivendo um mercado de turbulência nos tempos atuais, mas, ao mesmo tempo, cheio de oportunidades. Sabemos que a crise na economia acontece, mas nosso governo sabe da importância que a venda dos produtos para outros países, com isso oferece aos exportadores redução da carga tributária e isenção de tributos como: PIS, COFINS, ICMS, IPI.
Abaixo listamos os principais produtos exportados de acordo com o Ministério do Desenvolvimento:
1. Soja mesmo triturada;
2. Minérios de ferro e seus concentrados;
3. Óleos brutos de petróleo;
4. Carne de frango congelada, fresca ou refrigerada incluindo miúdos;
5. Farelo e resíduos da extração de óleo de soja;
6. Celulose;
7. Açúcar de cana em bruto;
8. Automóveis de passageiros;
9. Carne de bovino congelada, fresca ou refrigerada;
10. Café cru em grão.
Há alguns anos atrás as exportações estavam em alta e haviam muitos produtos que saiam do Brasil sem ao menos passar por uma fiscalização mais rígida. Com o decorrer do tempo, normas foram criadas ou modificadas, novos procedimentos foram adotados, sistemas informatizados implantados e as empresas foram se enquadrando a este novo cenário.
A TWS Comex está aqui para auxiliá-lo em quaisquer dúvidas, pois temos uma equipe capacitada para realizar todo o cadastro necessário para sua empresa nos projetos de exportação. O Brasil é um país rico, basta aos empresários acreditar que seu produto fará a diferença lá fora e que poderá se tornar um grande exportador.
Não é difícil, basta acreditar!
Por Rosana Calazans