Todo início de ano existe aquela sensação de recomeço, novos projetos e esperança de um ano próspero, mas esse ano com mudanças significativas para a Economia, o que esperar do Comércio Exterior?
Iniciamos o ano de modo diferente, com mudança de governo no Brasil, o que trouxe consigo curiosidade sobre o futuro. Como é de conhecimento, existem desafios para o novo governo no que diz respeito a administração do país, a começar pela herança deixada pela covid-19, que impactou demasiadamente nossa economia.
As constantes incertezas no Comércio Exterior, devido as questões de segurança na saúde internacional, refletidas pela pandemia tiveram certa estabilidade em 2022. A China, epicentro dos casos de Covid-19, gigante das exportações, levanta ainda algumas preocupações com relação a transparência e cuidados com novas variantes, bem como tensões políticas.
Falando em tensões políticas, vamos citar sobre a Guerra da Ucrânia que iniciou em 2022 desencadeou tensões geopolíticas refletindo na economia global. Com este cenário, bancos centrais fizeram ajustes com aumento das taxas de juros e este cenário pode impulsionar uma possível recessão em 2023.
A crise energética na Europa também pode ser sinalizada para a atenção dos governos este novo ano.
No Brasil, o novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, tem pela frente desafios com relação à economia, seu governo traz medidas novas que geram expectativas gerais. Um ponto positivo a ser considerado é a flexibilização da China, isso traz otimismo para a comercialização de commodities de maneira geral.
A administração do governo brasileiro também deve movimentar a economia com investimentos na área da construção civil para moradias. Em resumo geral sobre a economia existem vários desafios e situações externas que impactam nos resultados de 2023, entretanto, com tantos pontos a serem considerados acompanharemos de forma positiva os novos movimentos econômicos.
E, como bons brasileiros, empresários, profissionais de Comércio Exterior, pessoas que nunca desistem, que se esforçam para dar o seu melhor todos os dias, esperamos para 2023 um ano de muito trabalho, com muitas oportunidades, para fazer a balança comercial girar, muita atenção aos movimentos econômicos e antecipar o que for necessário para garantir decisões assertivas. E aí? Vamos iniciar esse ano positivamente e com ousadia, acreditando em nosso potencial?