ARTIGO

CARGA PROJETO EM CONTAINER FLAT RACK

quinta, 22 de abril de 2021 às 12:08

Foto: TWS Comex

Mercadorias com excesso de pesos e medidas, exigem um planejamento diferenciado na logística de carregamento/embarque. 

Mercadorias pesadas, compridas ou de formato irregular, que excedem as dimensões dos containers convencionais exigem um planejamento diferenciado para o seu transporte até o terminal de embarque.

Nesta situação, uma das opções é o embarque em container flat rack, que tem apenas as duas paredes frontais e dessa forma permite o carregamento pelo alto e pelas laterais.

Só que o excesso das medidas não é o suficiente para se definir o uso do container flat rack, carga extra dimensionada é conhecida como carga projeto.

Carga projeto

 

Sempre que se tratar de carga projeto, deve-se fazer uma análise para verificar a viabilidade da operação junto ao armador, a fim de confirmar a disponibilidade de espaço no navio e do equipamento no terminal de embarque/porto.

Uma vez aceita pelo armador/porto, este tipo de carga tem prioridade no embarque, ela terá que cumprir a programação de embarque negociada. Por exemplo, suas dimensões informadas no ato da cotação do frete junto ao armador tem que conferir no ato do embarque, como excessos laterais, altura, frente e traseira. Esse tipo de carga dimensionada tem um tratamento diferenciado no manuseio para carregamento no navio, o que acaba acarretando um custo diferenciado de frete devido muitas das vezes o container usar mais de um espaço no navio onde o custo desse espaço é repassado ao cliente/exportador.

Uma curiosidade sobre a carga projeto em container Flat Rack é que a autonomia do aceite ou não é do comandante do navio, Ele pode recusa-la no ato do embarque por requisitos como: uma má peação ou risco ao transporte marítimo e seus tripulantes.

É comum o armador negar o embarque ou impor algum tipo de restrição, mas a decisão final sempre será do comandante da embarcação. Se o mesmo negar a carga a bordo, por questões de segurança, ela ficará no porto de embarque para fazer os ajustes necessários para embarcar em um próximo navio, porém, deverá passar pela análise do comandante do outro navio, o qual também poderá recusar (ou não) o embarque por questões de segurança da sua tripulação.

Você tem mais alguma dúvida sobre carga projeto? Fale com a gente!

 

Por Cleberson Ricaldo

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