Blog

BENEFÍCIOS FISCAIS QUE O EXPORTADOR TEM DIREITO

Muita gente sabe que, exportar, além de melhorar a produtividade e ampliar os mercados pode trazer grandes chances de lucros, caso seu produto emplaque e fique conhecido no exterior. Agora, muita gente não sabe que exportar traz muitos incentivos e benefícios fiscais aos empresários brasileiros.

Trouxemos aqui uma listagem dos principais:

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;

PIS – Programa de Integração Social;

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;

Há ainda alguns benefícios que podem ser pleiteados, tanto a nível federal, quando se trata de regimes de tributação, quanto, estadual e municipal. Neste sentido, cada Estado e Município têm suas próprias legislações e incentivos fiscais. Segue abaixo alguns deles:

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, ambos recolhidos para a União;

IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

Quando se fala de comércio exterior é sempre bom realizar um planejamento, isso inclui todos os custos operacionais, incentivos e benefícios que podem ser a nível, municipal, estadual e federal.

O importante é sempre se manter atualizado com as mudanças que ocorrem em relação aos impostos e, principalmente, aos benefícios que poderá usufruir, afinal, a essência de toda empresa é gerar lucros e se manter ativa.

Se a sua empresa for nova neste mercado ou pretende realizar alguma exportação em breve, é imprescindível que tenha profissionais qualificados e antenados com as mudanças neste setor e parceiros e fornecedores competentes para realizar todos os procedimentos como, habilitação no radar, transporte e seguro internacional, desembaraço aduaneiro, certificados e licenças especiais.

A TWS Comex, atua como despachante aduaneiro há 34 anos já realizou mais de 40.000 desembaraços aduaneiros. Temos uma equipe altamente qualificada para tratar de exportações e importações. Além disso, auxiliamos na abertura de radar para atuar no comércio internacional e como pleitear benefícios fiscais.

Por Cleiton Germiniano