ARTIGO

AFINAL, O QUE É IMO NO COMEX?

quinta, 14 de novembro de 2019 às 12:12

Foto: TWS Comex

O Comex é repleto de siglas e hoje vamos falar de uma sigla que pode confundir um pouco os profissionais desta área. Apesar da palavra IMO significar a mesma coisa (International Maritime Organization)¹, elas têm uma conotação diferente dependendo do contexto aplicado.

 

Carga IMO

Carga IMO ou Carga Perigosa é qualquer carga que, por sua natureza, podem representar riscos aos trabalhadores, às instalações físicas e ao meio ambiente em geral. Podemos citar como exemplo cargas de gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes. Estas cargas devem, por força de lei, ser identificadas, acondicionadas, etiquetadas e empacotadas dentro de um padrão determinado pela ANATQ².

 

IMO 2020

A IMO 2020, como vem sido chamada, é uma nova regulamentação da Organização Marítima Internacional, sobre o limite nas emissões de enxofre, dos navios que transitam no Mar Mediterrâneo, que serão implementadas em 2020. Atualmente, o limite de enxofre no combustível é de 3,5% e, a partir do dia 1º de Janeiro de 2020, todos os navios do mundo terão que navegar com combustível contendo um teor inferior a 0,5%. Isso impactará nos valores dos fretes internacionais, uma vez que a sobretaxa referente à estas tarifas serão repassadas aos clientes.

 

Por Janaina Rubia e Silva

 

FAQ

¹ IMO - International Maritime Organization, ou seja, Organização Marítima Internacional (OMI), agência especializada das Nações Unidas que tem por objetivo instituir um sistema de colaboração entre os governos nas questões técnicas que interessam à navegação comercial internacional, bem como encorajar a adoção geral de normas relativas à segurança marítima e à eficácia da navegação.

² ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários e é uma instituição que integra a Administração Federal indireta, que tem por finalidade executar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação. É responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

 

Tem mais alguma dúvida sobre assuntos do Comex? Entre em contato conosco ou acesse nosso FAQ.

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online