Blog

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO COMÉRCIO EXTERIOR

O que Contabilidade tem a ver com Comércio Exterior?

Quando ouvimos falar em contabilidade, imaginamos logo um profissional atrás de uma mesa apurando impostos e enviando DARF’s para pagamento. No entanto a contabilidade é muito mais que apuração de impostos. É uma ciência que estuda o patrimônio da entidade, a fim de classificar e registrar os fatos ocorridos em suas operações e evidencia o patrimônio para fornecer o máximo de informações aos seus usuários.


Você deve estar se perguntando: O que isto tem a ver com o Comex?
Acredite, tem tudo a ver, pois quando falamos em usuários das informações contábeis, estamos falando principalmente da Receita Federal, pois é através das informações registradas na contabilidade que os órgãos competentes avaliam a habilitação de Radar para a importação, por exemplo.
Um dos principais itens analisados para concessão do RADAR é capacidade econômica do contribuinte e a origem dos recursos. Somente com registros contábeis bem elaborados é possível comprovar todo patrimônio e recursos financeiros.


Com o passar do tempo, a tecnologia tornou-se a grande aliada da Receita tanto Federal quanto Estadual, pois consolida as informações enviadas ao fisco, reduz e simplifica as obrigações acessórias e, principalmente, combate à sonegação.


Com isso, todas as informações que trafegam neste universo tecnológico são transformadas em informações precisas e reais onde a empresa fica exposta e obrigada a manter uma contabilidade adequada, em dia, observando às Normas e os princípios contábeis.


É preciso considerar a importância de manter um prestador de serviço que observe e se mantenha atualizado na legislação vigente e respeite tanto o Normas de Comércio Exterior quanto as Normas de contabilidade a fim de atender às necessidades dos clientes, oferecendo soluções e apoiando no desenvolvimento de bons negócios.