Blog

A IDENTIFICAÇÃO DE UM CONTÊINER

Você já se perguntou para que servem todos aqueles números e códigos existentes nos contêineres? Eles servem para a identificação de cada contêiner, como se fosse uma “carteira de identidade” individual.

Esta numeração é obrigatória (não é pessoal), foi proposta em 1969 pela BIC (Bureau Internacional des Containers) e padronizada desde 1972 pela ISO (Organização Internacional de Normalização ou Organization for Standardization).

Estes códigos chamam-se “Códigos BIC / BIC-Code Register” ou “Alpha-Códigos ISO / ISO Alpha-codes” e são utilizados como marcação de contêineres em todos os documentos de transporte e na Declaração de Importação (DI).

TWS Comex
  1. ELEMENTOS

Os 11 elementos alfanuméricos significam:

O código do proprietário: Formado por 04 (quatro) letras do alfabeto, sendo as três primeiras referente ao código de registro ISO do proprietário do contêiner e a última sempre será a letra “U”, indicando “Unit” ou “Unidade”.

O número de série: Formado por 06 (seis) algarismos romanos, indicando o número do contêiner em relação à sua frota. Existem casos em que a frota não alcança todos os algarismos, nestes casos deve-se preencher as todas as posições com 0 (zero).

O dígito de controle: Formado por uma operação matemática de soma, onde junta-se o valor das letras e o valor dos números de série, tornando-o assim um número único e diferente para cada contêiner, evitando erros.

  • CARACTERES

Logo abaixo, existem mais 04 caracteres que podem ser somente números ou alfanuméricos que formam a identificação das dimensões e tipo do contêiner. Da seguinte forma:

– O primeiro dígito representa o comprimento:

2 para 20’ 4 para 40’

            – O segundo dígito indica a altura do contêiner, sendo:

0 para 8’

1 para 4’

2 para 8’ 6”

5 para 9’ 6”

9 para 1’ ¼” ou 2’

– O terceiro dígito é o da categoria do contêiner, conforme listados abaixo:

0 Contêiner fechado

1 Contêiner fechado, ventilado

2 Contêiner isolante e térmico

3 Contêiner refrigerado

4 Contêiner refrigerado com equipamento removível

5 Contêiner com teto livre

6 Plataforma

7 Contêiner tanque

8 Contêiner de granel e de gado

9 Contêiner ventilado

Ou ainda temos o quarto dígito junto:

GP, GO, G1 – General Purpose (Proposta geral)

VH, V2, V3 – General Purpose Ventilated (Proposta geral, ventilado)

BU, B0 – Bulk (Graneleiro)

UT, U1 – Open Top, Hardtop (Sem Teto)

UP, U6 – Hardtop (Aço, com chão de madeira)

PL, P0 – Plataform (Plataforma)

PF, P1, PC, P8 – Flat Rack (Sem paredes)

RT, R1, RC, R9, RS, R3 – Refrigerated (Refrigerado)

HR, H0 – Insulated (Isolado)

TN, T0 – Tank (Tanque)

  • LETRAS

Podem haver ainda duas ou três letras que codificam a nacionalidade deste contêiner, à frente destes 4 caracteres anteriores.

Por exemplo: US para Estados Unidos da América ou BRX para Brasil.

Esta identificação é utilizada  globalmente por mais de 2.000 proprietários ou operadores. Uma cópia do BIC-Code Register é publicada anualmente em todos os países, também ficando disponível a consulta no site da BIC por seus membros, terminais, autoridades alfandegárias e outras organizações internacionais.

  • A PLACA

Segundo a Convenção Internacional para Segurança de Contêineres (CSC), assinado em Genebra, em 2 de dezembro de 1972, ainda é necessária uma placa retangular fixada de modo permanente, resistente à corrosão e ao fogo, com medidas de pelo menos 200×100 mm.

Nela deverão conter as seguintes informações, em inglês ou francês, entalhada ou em relevo, ou ainda de maneira permanente e legível: “CSC SAFETY APPROVAL”, ou seja, “Aprovação de Segurança CSC”, com caracteres de pelo menos 8mm de altura.

Foto: http://es.made-in-china.com/co_dolphin-container/image_Csc-Plate-Conatiner_eguhsgghg_RSaQzlUqVJkt.html
Foto: http://3.bp.blogspot.com/_rsSrgg3O4uA/SddPEg1btvI/AAAAAAAAATY/NrgJhW13XCY/s320/placa+do+container.bmp

Todos os demais caracteres e/ou algarismos devem ter pelo menos 5mm de altura, seguindo a ordem abaixo:

  1. País de Aprovação e Referência de aprovação;
  2. Data (mês/ano) de fabricação;
  3. Número de Identificação do Fabricante do Container ou o número atribuído pela Administração;
  4. Peso Bruto operacional máximo (kg e Ib);
  5. Peso de empilhamento permissível para 1,8g (kg e Ib);
  6. Valor da Carga para teste de rigidez transversal (Kg Ib);
  7. Espaço em branco para inclusão de outros valores, como: resistência das paredes laterais, inspeção, manutenção. etc.
Foto: http://bo.io.gov.mo/bo/ii/2010/38/aviso22.asp

AS ALTERAÇÕES

Quando houver alguma alteração em relação ao dono ou empresa proprietária do contêiner, o seu código deverá ser alterado também. O procedimento possuirá os mesmos trâmites de sua obtenção.

Sugestão de leitura:

https://twscomex.com.br/blog/artigo/a-historia-do-conteiner

https://twscomex.com.br/blog/artigo/conteiner-container-contentor-contenedor-qual-o-correto