ARTIGO

2021 SERÁ O ANO DO COMÉRCIO EXTERIOR

segunda, 25 de janeiro de 2021 às 16:05

Foto: TWS Comex

Em 2019 o presidente-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) comentou que o ano de 2021 seria o ano do Comércio Exterior no Brasil. Isto porque uma série de ações iniciadas em 2018/2019 teriam seus reflexos na redução de custos tornando o produto brasileiro mais competitivo, aumentando as exportações e abrindo portas para novos negócios com outros países.

Diante do cenário completamente inesperado de 2020, você pode estar se perguntando como será possível? Afinal, ainda estamos sentindo as consequências da pandemia no frete internacional, na taxa do dólar, na escassez de container, etc.

Na verdade, arrisco dizer que já temos bastante motivos para comemorar, em contrapartida a tantas dificuldades que enfrentamos e estamos enfrentando, temos os prós que não só amenizam os impactos como trazem perspectivas de ganhos para as empresas. Podemos observar mudanças que levariam mais alguns meses ou até mesmo anos para acontecerem que precisaram ser implantadas de imediato em 2020. Muitos procedimentos foram simplificados, proporcionando agilidade nos processos, redução de custos trazendo grandes benefícios aos importadores e exportadores, pois, consequentemente reduziu o ciclo operacional tornando o processo mais dinâmico e o mercado mais competitivo.

E tem mais mudanças previstas para acontecer em 2021, uma delas é no Siscomex que promete facilitar as operações de importação. Podemos citar também os portos que estão melhorando os serviços e se modernizando. A tecnologia que não para de nos surpreender cada dia com uma solução nova.

Enfim, temos sim motivos para acreditar que 2021 será um ano próspero para o Comex. Os desafios fazem parte do nosso dia a dia, façamos a nossa parte, mantendo o foco nos objetivos, mas não deixando de estar atendo as oportunidades.

Pensou em desafio, em sonho? Conte com o time, a coragem e expertise da TWS Comex.

 

Por Idirlene Santos

 

Referências: 

https://diariodocomercio.com.br/economia/2021-sera-o-ano-do-comercio-exterior/

https://www.abimapi.com.br/noticias-eabimapi.php?i=NDQxNQ

 

 

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online