ARTIGO

VOCÊ SABE O QUE É UM BONDED WAREHOUSE?

quinta, 05 de setembro de 2019 às 14:16

Foto: TWS Comex

Bonded Warehouse é o termo utilizado em diversos países que corresponde ao Recinto Alfandegado aqui no Brasil. Pode ser gerenciado pelo estado ou por uma empresa privada e, neste último caso, mediante autorização da autoridade governamental competente, assim como já ocorre aqui.  Trata-se, portanto, de um armazém autorizado pela autoridade aduaneira em cada país e utilizado para a armazenagem de mercadorias com o imposto diferido ou suspenso até sua destinação final (nacionalização ou exportação, por exemplo). 

É muito comum a utilização do Bonded Warehouse em trânsito de passagem. Por exemplo: uma carga originária do China, por uma questão logística, necessita passar pelos Estados Unidos para o embarque com destino ao Brasil. Enquanto aguarda a consolidação, pode ficar armazenada em um Bonded Warehouse sem a necessidade de que a mercadoria chinesa seja nacionalizada para então ser redestinada ao Brasil. Isso reduz significativamente o custo da operação. 

Serviços de armazenamento especializado, tais como carga seca e produtos em geral, processamento de mercadorias e coordenação com transporte, que são parte integrante da cadeia de suprimentos global, também são outros exemplos de utilização do Bonded Warehouse. Nos Estados Unidos, as mercadorias podem permanecer no depósito alfandegado até cinco anos a partir da data de entrada.  

Após a entrada de mercadorias no armazém, o proprietário do armazém assume a responsabilidade por esta mercadoria sob a obrigação de armazenamento. Essa responsabilidade é extinta quando a mercadoria recebe sua destinação final, que pode ser:

  • Exportação;
  • Retirada para suprimentos a uma embarcação ou aeronave;
  • Destruída sob supervisão do CBP (Customs and Border Protetion, ou seja, o departamento de Proteção das Alfândegas e fronteiras dos Estados Unidos)
  • Retirada para consumo nos Estados Unidos após o pagamento do imposto (nacionalização).

 

NOVIDADE 

A partir do mês de agosto/2019, nosso Warehouse em Miami conquistou a certificação TYPE 2 para este serviço, através da empresa Encorelog. Isto quer dizer que dentro de nosso warehouse seremos um Recinto Alfandegado, ou seja, cargas que vem de outros países podem ser armazenadas e manipuladas temporariamente em nosso warehouse sem pagar tributos. 

Encore Log - Bonded Warehouse Miami

Encore Log - Bonded Warehouse Miami

Encore Log - Bonded Warehouse Miami

Em breve teremos também a certificação IBEC – International Bonded Export Consolidation, onde poderemos consolidar uma carga Bonded com uma carga de origem EUA, reduzindo custos e melhorando a logística de nossos clientes. 

Encore Log - Bonded Warehouse Miami

Encore Log - Bonded Warehouse Miami

Encore Log - Bonded Warehouse Miami

 

Uma excelente oportunidade para os nossos clientes do Brasil que compram de diversos países e necessitam do trânsito de passagem pelos Estados Unidos por algum motivo. 

Se você e sua empresa precisam desta opção de serviços entre em contato conosco.

 

Por Janaina Rubia e Silva e Leila Silva

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online