ARTIGO

SISCOSERV, BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DESSA OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA

quinta, 17 de março de 2016 às 15:21

Foto: TWS Comex

O Siscoserv se apresenta como uma nova e até mesmo como uma dura realidade para as organizações. Pois trata-se de mais uma obrigação acessória instituída pelo governo federal a fim de: fiscalizar, controlar e incentivar a venda de prestação de serviços e intangíveis para o exterior.

Por mais que o MDIC/SCS reúna esforços para simplificar o Siscoserv após dez edições do manual, o tema ainda é bastante complexo, e isso impede muitas vezes que as instituições efetuem o registro e os mantenham em dia.

Como está prevista em lei, esta obrigação possui prazos, multas e exige um cuidado especial por parte das entidades. Por mais que já tenha se passado mais de quatro anos desde a criação do Siscoserv, muitas empresas ainda não se deram conta da sua importância e do prejuízo que poderá causar caso a empresa seja autuada.

Entre as diversas dificuldades encontradas pelas entidades, está o ciclo entre a aquisição/venda e a conclusão das operações, pois a empresa deverá definir um departamento responsável pelo controle e andamento de cada processo para efeito de registo dentro dos prazos estabelecidos.

Além de onerar os custos e despesas da empresa, outra dificuldade é encontrar mão de obra especializada na classificação e efetivação dos registros, o que não é nada animador neste momento de incertezas pelo qual nossa economia está passando.

Uma das primeiras etapas neste processo, é avaliar a opção mais barata para cumprir com esta obrigação, pois implantar um departamento novo dentro de uma instituição pode se tornar caro demais. Neste caso uma boa alternativa é a terceirização do serviço.

No entanto é necessário tomar alguns cuidados antes da contratação. É fundamental certificar-se que a empresa contratada possua conhecimento suficiente, demonstre comprometimento, ética e responsabilidade.

A TWS com mais de 28 anos de história, além de oferecer serviço de Assessoria em comercio exterior, desembaraço aduaneiro e Assessoria logística, também possui uma equipe capacitada que oferece por meio de uma parceria com uma das empresas líderes de mercado, o suporte necessário, para atender as empresas que necessitam de registro no Siscoserv, de uma forma mais vantajosa e econômica para cada empresa.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Direct