ARTIGO

SEMPRE FOI ASSIM E DEU CERTO ATÉ AGORA. SERÁ?

quarta, 03 de abril de 2019 às 09:32

Foto: Internet (com modificação)

Começamos com a pergunta: Será? Aquela dúvida que é sempre instigada pelo filósofo Mario Sergio Cortella “será”?

“Mudar para quê?”, “Prefiro fazer como era antes”, “Sempre foi assim e deu certo até agora”. Quem nunca ouviu ou até mesmo utilizou algumas dessas expressões quando algo que utilizamos ou fazemos é alterado ou substituído?

Não sabemos ao certo se é uma questão cultural ou se é o medo do novo que causa tanta resistência quando se fala em mudança. O mercado está cada vez mais dinâmico e exigente, as coisas estão evoluindo rapidamente, empresas nascendo com produtos e serviços que não imaginávamos que existiriam há cinco ou dez anos atrás e outras que eram líderes de mercado perdendo força ou até desaparecendo.

Estes eventos ocorrem devido a grandes transformações e mudanças no mundo dos negócios, sejam em processos ou na forma de pensar do mercado, empresários, administradores e líderes. Podemos citar como exemplo a 1ª, 2ª e 3ª revolução industrial, que trouxeram grandes descobertas para as áreas de: produção, administração e tecnologia. Tudo certo até então, se não fosse por um detalhe: levaram séculos para ocorrerem. O que não acontece mais, pois, podemos observar nos últimos tempos como o tempo das coisas está sendo reduzido, passou para décadas, anos, e do jeito que as coisas estão caminhando, passarão para dias e horas. Um tanto assustador, não é?

Sim, principalmente no mundo corporativo, não é uma tarefa fácil acompanhar tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, pois, envolvem pessoas, investimento financeiro, tempo. Este tempo que está cada vez mais escasso devido a chamada “era digital”, onde tudo é online, full time. Só nos resta acelerar, não temos escolha. O fato é que, as instituições que não estiverem andando na velocidade das coisas podem ficar para trás ou até mesmo correm o risco de serem atropeladas.

A TWS, mais que se manter na velocidade das coisas, contribui e participa de todo o processo de mudança e evolução que envolve o Comex. Podemos observar por exemplo, a criação e desenvolvimento da plataforma de interface de processos em 2015, que envolveu toda a equipe no projeto e trouxe o mundo da inteligência artificial para o nosso dia a dia como um aliado importante para agilidade das operações.

Recentemente investimos em um novo sistema e mudamos novamente a forma visual de nos comunicarmos com o cliente, isso porque, a melhoria precisa ser constante, nossos clientes precisam e merecem um serviço de ponta, com maior agilidade e transparência.

Se isso nos assusta? Podemos assegurar que não.

Claro que toda mudança trás insegurança, seja ela complexa ou não, é preciso coragem para arregaçar as mangas e aprender a desaprender, e isso nossa equipe tem de sobra, adoramos desafios.

Se “sempre foi assim” e agora mudou, ótimo! Estamos avançando constantemente, a melhoria por aqui é contínua, com isso, seguimos caminhando e trabalhando juntos para conseguirmos os melhores resultados em comércio exterior.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online