ARTIGO

QUERO EXPORTAR E AGORA? EXPORTAÇÃO INDIRETA OU DIRETA?

sexta, 21 de junho de 2019 às 16:22

Foto: Exame Abril

Em 2016 publicamos o post “POR QUE EXPORTAR”, o qual nos referíamos sobre eventual despreparo dos brasileiros em aproveitar as oportunidades de negócios que surgem no mercado externo. Já se passaram três anos desde então, e o cenário novamente demonstra boas oportunidades para as empresas brasileiras.

A perspectiva de baixa produção de milho nos EUA e as discussões comerciais entre EUA e China abrem mercado para aumentar a exportação do Brasil, com isso, apresentamos neste artigo duas modalidades de exportação que podem encorajar a sua empresa a desbravar novos mercados.

 

Exportação Indireta e Exportação Direta:

 

Na Exportação Indireta, a empresa utiliza um intermediador, que pode ser uma empresa denominada Trading Company ou comercial exportadora. Trata-se de empresas habilitadas a exportar e importar e que realizam a intermediação entre o importador e exportador.  Fica também, com a responsabilidade de buscar os prestadores de serviço para embarque e liberação da mercadoria junto à aduana.

Já na Exportação Direta, a empesa realiza toda a negociação com o comprador no exterior sem a utilização de um intermediário. Esta modalidade é indicada para aquelas empresas que desejam internacionalizar a sua marca, obter maior controle e autonomia na operação. Neste caso, além de ser necessária a Habilitação no Radar para exportar, a empresa precisa contar com uma equipe com conhecimento técnico em Comércio Exterior para realizar as etapas de liberação e transporte da mercadoria, ou contar com um parceiro que irá lhe assessorar tanto na logística quanto aos trâmites de liberação junto à Receita Federal.

Além das oportunidades com os acontecimentos econômicos e governamentais no exterior, o Brasil oferece incentivos fiscais e tributários como a isenção de PIS e COFINS por exemplo, que favorecem os exportadores gerando maior competitividade com a redução de custos.

Para aqueles que pretendem ingressar no mercado internacional, a TWS Comex oferece Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior para a Habilitação no Radar, Soluções Logísticas, Despacho Aduaneiro, etc.

Entre em contato conosco e agende uma visita, teremos a maior satisfação em conhecer o seu negócio e apresentar nossas soluções.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online