ARTIGO

QUANTO MAIS SE INVESTE EM TECNOLOGIA, MAIS PRECISAMOS OLHAR PARA AS PESSOAS

segunda, 29 de abril de 2019 às 08:50

Foto: Blog Feedback Manager

O Comércio Exterior tem passado por grandes avanços tecnológicos nos últimos anos e para uma empresa como a TWS Comex, que atua na área a mais de 31 anos, fica ainda mais nítido identificar as transformações ocasionadas pelo investimento em sistemas, inteligência artificial e robos de última geração.

Com todas as mudanças, velocidade e impactos que a tecnologia vem trazendo é impossível não refletir  sobre o futuro do trabalho e o grande desafio das empresas que atuam de forma mais consciente em ser um mediador entre humanos e máquinas. O essencial é equilibrar o investimento em programas e sistemas, que garantem maior agilidade e qualidade no desenvolvimento do trabalho, com o olhar para o seu principal pilar, que são as pessoas.

A realidade é que máquinas têm substituído mão de obra humana e postos de trabalho estão deixando de existir a todo momento, em todas as áreas, e esse movimento constante tem impulsionado empresas  a atuar de forma mais efetiva na capacitação e formação de equipes multidiciplinares, gerando mais especialistas com amplo conhecimento em áreas distintas de  atuação, com um papel voltado a comunicação com o cliente e relações de trabalho.

Para se ter uma ideia, uma das profissões que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho é o Gestor de Experiência do Cliente, ou Chief Experience Officer (CXO), que tem como missão cuidar de uma forma mais holística das ações que provocam o encantamento e satisfação do cliente. Porém, é importante reforçar que todos nós estamos exercendo esse papel hoje em dia nas redes sociais, e esse definitivamente é um caminho sem volta, são relatos diários de compartilhamento de experiências, ou seja, produtos, serviços, clientes e pessoas estão sendo avaliados e expostos a todo tempo.

Definitivamente a tecnologia substitui quase tudo, mas, sempre haverá espaço para os profissionais e empresas que se preocupam com as relações humanas, o movimento que se percebe hoje é de empresas se posicionando mais fortemente e trazendo para si uma responsabilidade social efetiva, discutindo, provocando e gerando ações em conjunto com suas equipes, com objetivo de prepara-los para as grandes mudanças que ainda estão por vir. 

Lembre-se, nesse exato momento alguém pode estar te avaliando baseado nas sensações que provocou naquele pequeno espaço de tempo. E você, que emoção gostaria de gerar para as pessoas?

 

Por Lelia Morais

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