ARTIGO

O QUE É RUC?

sexta, 03 de maio de 2019 às 09:19

Foto: TWS Comex

RUC (Referência Única da Carga) é um número que seguirá as recomendações da Organização Mundial das Aduanas (OMA) para a Unique Consignment Reference (UCR)*.

O código da RUC poderá ser criado pelo exportador e por ele preenchido durante a elaboração da DU-E ou gerado automaticamente pelo sistema no momento do registro da DU-E. Serve para que a carga seja rastreada por qualquer pessoa que tenha esta referência.

 

Qual o formato da RUC?

O formato da RUC, deverá ser o mesmo da UCR, que é da seguinte forma: <ano><país><exportador><década><referência do operador> e deve conter no máximo 35 caracteres no total, em que:

<ano>: o ano em que a RUC é atribuída no Portal Siscomex a uma dada exportação por meio de DU-E, por exemplo, “9”  se atribuída em 2019, “8” se atribuída em 2018, e assim por diante;

<país>: o país onde a RUC foi atribuída. No caso brasileiro, sempre “BR”;

<exportador>: é a identificação do exportador no CNPJ ou CPF, conforme o caso. Se CNPJ, com 8 dígitos, e se CPF, 11 dígitos;

<década>: a década do ano em que a RUC é atribuída no Portal Siscomex a uma dada exportação por meio de DU-E, por exemplo, “1”  se atribuída em 2017, “2” se atribuída em 2020, e assim por diante;

<referência>: uma série única de caracteres que pode ser atribuída pelo exportador/declarante ou, se ele não o fizer, pelo sistema. A <referência> deve conter no mínimo 1 carácter e no máximo 23 caracteres, apenas alfanuméricos, caso seja CNPJ, e no máximo 20 caracteres, caso seja CPF.

 

Para o operador que desejar utilizar um mesmo número para identificar mais de uma exportação, no caso de querer identificar um grupo de operações relacionadas a um mesmo contrato de fornecimento, sugere-se utilizar, por exemplo, diferentes sufixos para combinar com uma mesma base como por exemplo:

9BR123456781VENDA03FEV17USA001;

9BR123456781VENDA03FEV17USA002;

9BR123456781VENDA03FEV17USA003.

 

Dessa forma o exportador cria um controle efetivo e de fácil rastreabilidade de suas operações.

O número da RUC não dispensa que seja gerado, também, o número da DU-E (Declaração Única de Exportação), ambos são vinculados à operação de exportação e possuem características exclusivas para a geração de seus números. Sobre a DU-E, é tema para um próximo texto.

 

* Veja nosso FAQ

Referência: Portal Único Siscomex

 

Por Janaina Rubia e Silva

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online