ARTIGO

O IMPACTO DA OSCILAÇÃO DO DÓLAR NAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES

sexta, 24 de março de 2017 às 15:41

Foto: Internet

De acordo com a matéria publicada ontem, 23 de março de 2017 pela revista exame, o dólar fechou em alta devido à aprovação da terceirização e a expectativa pelo contingenciamento do orçamento deste ano proposto pelo governo. Esse foi mais um dos motivos para a desvalorização da nossa moeda e a valorização da moeda estrangeira.

 

Mas qual é o impacto destas oscilações para os importadores e exportadores? Notícias sobre as causas da oscilação da moeda americana fazem parte dos jornais diários, mas qual o seu impacto para os importadores e exportadores?

No caso dos exportadores, o dólar em alta pode ser uma oportunidade para abrir novos mercados, aquecer a indústria e a economia com a geração de emprego e renda. Mesmo com os escândalos dos últimos dias, com as denúncias e investigações sobre as carnes brasileiras que acabou assustando os compradores estrangeiros, o Brasil é um país com uma infinidade de possibilidades, possui um povo criativo e uma terra fértil. Muitas vezes, o que falta é o preparo, estar um passo a frente para aproveitar a oportunidades de negócios que surgem mesmo em tempos de crise.

Quando falamos em importação, a situação é um pouco mais delicada, pois afeta diretamente a estrutura de custos da empresa. Além do pagamento da mercadoria e/ou insumos, o importador precisa pagar os tributos incidentes a importação, onde o fato gerador é a data do registro da Declaração de importação, o que deixa o importador sem muitas opções.

O reflexo disso é o consumidor final pagando a conta, pois, a indústria e o comércio precisam repassar os custos e despesas excedidos para evitar maiores prejuízos.

Por outro lado, para minimizar os impactos e incentivar a participação do Brasil no mercado internacional o governo oferece algumas opções interessantes para importadores e/ou exportadores como os Regimes Aduaneiros Especiais, por exemplo: Entreposto Aduaneiro (http://twscomex.com.br/blog/artigo/entreposto-aduaneiro) e o Drawback que  permitem a suspensão ou isenção parcial ou total dos tributos incidentes na operação, desde que atendam aos requisitos necessários.

Se sua empresa precisa importar ou exportar conte com os facilitadores da TWS Comex.

 

Por: Idirlene Santos

             

 

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Direct