ARTIGO

MINHA CARGA PRECISA DE SEGURO?

quinta, 22 de outubro de 2015 às 11:53

Foto: Netmarinha

 

O seguro de carga trata-se da efetiva proteção da mercadoria e dos bens, garantindo o ressarcimento até o limite da importância segurada acordada. A contratação de um seguro de transporte internacional de carga deve ser feita de acordo com os riscos que a viagem oferece e também de acordo com a condição de compra e/ou venda envolvida na negociação.

Este serviço pode ser contratado pelo adquirente da mercadoria (importador) ou por quem está vendendo (exportador). Ele garante cobertura a eventuais incidentes como perdas, avarias e extravios durante todo o trajeto, seja por ar, terra, mar ou em percursos que utilizam mais de um meio de transporte, chamado multimodal.

As mercadorias transportadas devem ter a proteção de dois seguros:

  • de transporte, com contratação facultativa por parte do dono da carga para garantir os bens e,
  • de responsabilidade civil, de contratação obrigatória por parte do transportador a fim de garantir o recebimento e entrega da carga.

Os seguros de transportes e o de responsabilidade civil possuem contratos distintos. A obrigação de cada um dos envolvidos (dono da mercadoria e transportador) é divergente, dissociando a posse dos bens da operação do transporte.

O seguro para a carga não é obrigatório, mas sua importância é de grande valia para evitar prejuízos e garantir o sucesso da negociação do início ao fim.

 

Fique tranquilo ao realizar suas operações de comércio exterior. Conheça as garantias e coberturas do seguro da TWS Comex.

 

Por: Fernanda Capelari

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Direct