ARTIGO

CONSOLIDAÇÃO E DESCONSOLIDAÇÃO DE CARGAS

segunda, 30 de setembro de 2019 às 09:40

Foto: i2.wp.com

QUE TERMOS SÃO ESSES NO MEU RECIBO DE FRETE INTERNACIONAL? 

Se a sua empresa já realizou operações de importação ou exportação, é possível que você já tenha observado algum destes termos no recibo de pagamento das taxas de frete. Neste artigo abordaremos os significados e a quais atividades se referem esses termos muito utilizados no Comex.

No dicionário a palavra consolidação significa: “Ação de tornar sólido, de fortalecer” já no Comex este termo é utilizado na operação de agrupamento de várias cargas de importadores e exportadores diferentes que serão encaminhadas a um mesmo destino.

Esta atividade pode ser realizada tanto no embarque aéreo quanto marítimo, a título de exemplo utilizaremos aqui o modal aéreo. Em linhas gerais tratam-se de pequenas cargas que poderão ser unitizadas para facilitar e assegurar o transporte da mercadoria.

A operação é feita no local de origem da carga pelo agente consolidador que emitirá um documento denominado conhecimento “Master” ou “MAWB” um documento “mãe” que compreende todas as cargas daquele embarque.

Imagem relacionada

Imagem: startranssa

 

Exemplificando:

A empresa “X”, a empresa “Y” e a empresa “Z” efetuaram compras de produtos dos EUA com destino Brasil. Para otimizar a logística e reduzir os custos do frete, essas cargas são agrupadas em um único embarque, que serão amparados pelo conhecimento “MAWB”. Este documento é emitido da empresa consolidadora para a empresa desconsolidadora nele estarão compreendidos todos os conhecimentos chamados “House” ou “HAWB” ou ainda, conhecimento “filhote”, onde cada um apresentará seu respectivo destinatário, ou seja, a empresa “X”, “Y” e “Z”.

Quando a carga chega ao destino temos a desconsolidação, que nada mais é que a separação das cargas de acordo com os conhecimentos “House” ou “HAWB” para a devida nacionalização e entrega da mercadoria aos seus respectivos destinatários.

Nos EUA temos a Encorelog como empresa consolidadora, e no Brasil, a TWS Comex como empresa desconsolidadora. Quer saber mais sobre como podemos apoiar a sua empresa nas operações de Comex?

Entre em contato conosco e solicite uma visita.

 

Por Idirlene Santos

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online